Balões com os nomes do homenageados foram soltos no final da cerimônia
Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS

Na véspera do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, um memorial dedicado à luta contra a violência no trânsito e às vítimas de acidentes foi inaugurado na Praça da Juventude, em Porto Alegre. A cerimômia, organizada pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga na manhã deste sábado, reuniu dezenas de amigos e familiares das vítimas.
O memorial traz os nomes de 28 jovens e adultos que perderam a vida no trânsito no último ano. Depois de falar sobre cada uma das vítimas, os participantes soltaram dezenas de balões brancos com os nomes dos homenageados. A presidente da Fundação, Diza Gonzaga, disse que os balões levariam mensagens "aos entes queridos que estão no céu".
Usando camiseta com foto do primo Luis Fernando Ferner Guimarães - que morreu em um acidente em dezembro passado -, Karlize Ferner disse que o evento foi um momento muito importante.
- As pessoas estavam muito emocionadas, é um momento muito delicado e a iniciativa é muito bonita. Ninguém quer que isso aconteça, mas infelizmente acontece. - disse Karlize que foi acompanhada da família.

Desde 2000, a Praça da Juventude Thiago Gonzaga é um local de homenagem aos jovens que perderam a vida no trânsito. Todos os anos, no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, é inaugurada uma placa em homenagem às vítimas.
Para Diza, a praça é um marco na luta contra a violência e morte no trânsito, "onde no sentimento de saudade e amor dos pais e familiares das vítimas, está o desejo de uma sociedade mais humana e segura para todos".
O terceiro domingo de novembro é lembrado como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito desde 2005, quando a Assembleia da Organização das Nações Unidas estabeleceu a homenagem.
*Zero Hora
.