Geral

O último Polêmica

Na despedida da Rádio Gaúcha, Lauro Quadros relembra grandes momentos da carreira

Após 31 anos no Grupo RBS, comunicador é homenageado com uma edição especial do programa "Polêmica" nesta sexta

Ângela Chagas / Agência RBS
Lauro Quadros esteve à frente do programa "Polêmica" por 15 anos

A sexta-feira, dia 14 de novembro de 2014, é um dia histórico para Lauro Quadros e a Rádio Gaúcha. Depois de cinco décadas de jornalismo e 31 anos como funcionário do Grupo RBS, ele se aposentou, mas garante que não estará afastado da comunicação. Lauro foi homenageado com um Polêmica especial, dedicado à sua carreira. Foi a última edição do programa.

Lauro Quadros anuncia aposentadoria

- Não é uma despedida. Eu estarei disponível sempre para a RBS. Eu me apaixonei pela RBS. Vou continuar vinculado à RBS - disse o comunicador.

A carreira de Lauro Quadros começou em 1959, como repórter esportivo da Gaúcha, aos 20 anos. Depois disso, passou outras duas vezes pela empresa - a última, de 1985 até esta sexta-feira. Além da RBS, ele trabalhou Rádio Guaíba, Folha da Manhã, TV Difusora, entre outros veículos.

Desde 1985, participava da bancada do Sala de Redação. Nos últimos 15 anos, comandou o Polêmica. O jornalista também já escreveu para o jornal Zero Hora e comandou programas na RBS TV e na TVCOM.

Entre os grandes momentos da sua trajetória profissional, Lauro Quadros lembrou o 11 de setembro de 2001, quando os Estados Unidos sofreram um ataque terrorista. Ele estava apresentando o Polêmica no dia, ao vivo, e interrompeu o programa para transmitir o atentado, comandado por Osama bin Laden.

À época, o hoje presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, estava em Nova York e falou com Lauro por telefone. Treze anos depois, eles voltaram no tempo e relembraram o episódio e outras histórias.

- Estou muito feliz de ter participado dessa trajetória e, sobretudo, dessa decisão (da aposentadoria). O Lauro Quadros é um cara diferenciado mesmo, que bom que tive a oportunidade de participar de alguma maneira - comentou Nelson Sirotsky.

Colorado ou gremista?

Os ouvintes mandaram mensagens para a Gaúcha e questionaram Lauro sobre dois assuntos polêmicos: o time que ele torce e sua idade. Lauro não revelou se é colorado ou gremista, mas disse que tem 75 anos. O presidente emérito do Grupo RBS, Jayme Sirotsky, brincou:

- Aprendemos a respeitar a sua competência e sorver da sua qualidade como profissional. A gente só lamente o seguinte: o teu consultório médico vai fechar?

Já o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, disse que Lauro Quadros é uma inspiração para as novas gerações:

- Um amigo de tantos anos, colega maravilhoso e exemplar, que serve de referência para a comunicação de nosso país. Desejamos que esse trabalho espetacular continue servindo de inspiração para todos os teus colegas e amigos da RBS.

Homenagens ilustres

Além dos colegas da RBS, outras personalidades do Rio Grande do Sul mandaram mensagens para Lauro Quadro. Confira:

Tarso Genro, governador do Estado
Grande radialista, grande jornalista e brilhante intelectual "Sartreiro". Tu és uma pessoa muito especial para a imprensa gaúcha, sempre respeitou as diversidades.

David Coimbra, escritor e jornalista
A convivência contigo foi um brinde que a profissão me deu. Lá nos anos 1980, o Lauro Quadros foi à minha aula na Famecos para dar uma entrevista. Eu ali olhando para aquele ícone do jornalismo e depois acabamos dividindo a mesa do Sala de Redação. Para mim foi um orgulho.

Alceu Collares, ex-governador gaúcho
Dessas figuras que o mundo permitiu que eu conhecesse ao longo da estrada da vida, do Lauro eu tive a mais bela impressão: trata-se, sem dúvida alguma, de um cidadão na plenitude do que diz a palavra. Um cidadão completo, bom pai de família, bom companheiro, e como profissional deixou uma das mais belas contribuições. O Lauro é um homem de bem.

Dom Dadeus Grings, arcebispo-emérito de Porto Alegre
Vale a pena se doar por uma grande causa. Que Deus recompense e lhe dê muita alegria e paz.

Taffarel, goleiro tetracampeão do mundo
É uma pena que a gente não vai mais ouví-lo e sentir aquelas coisas boas que tu tens sempre falado, mas fico muito feliz porque meu companheiro de férias estará mais do que nunca presente. Parabéns pela carreira extensa e pelo dever cumprido. Felicidades, tudo de bom.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Pré-Jornada

16:30 - 18:15