
O pacote de resultados divulgados nesta terça-feira pelo Movimento Todos pela Educação não é o que se pode chamar de presente de Natal para o Rio Grande do Sul. O Estado só conseguiu chegar aos índices definidos para 2013 no 5º ano do Ensino Fundamental (EF). Em matemática, chega a superá-los, mas nos outros anos escolares não conseguiu atingir o mínimo estipulado. E há dados preocupantes.
Em 2008, RS não conseguiu atingir duas das cinco metas do programa
RS foi o único Estado a não atingir meta no EF em 2010
A avaliação considerou o desempenho de estudantes de todo o país do 5º e do 9º anos do EF e do 3º ano do Ensino Médio (EM) em língua portuguesa e matemática na chamada terceira meta, que almeja alunos com aprendizado adequado ao seu ano escolar, e é divulgada de dois em dois anos.
Entre os alunos gaúchos do 3º ano do EM, por exemplo, apenas 13,8% tem um conhecimento em matemática de acordo com o que se espera para quem está deixando a educação básica. A meta para o Rio Grande do Sul nesta disciplina era de 38,4%. Em língua portuguesa, a situação não é menos preocupante: menos de 38% dos alunos do 3º ano do Estado tem o desempenho esperado.
Em ambas as disciplinas, tanto no 3º ano do EM quanto no 9º ano do EF, nenhum Estado brasileiro conseguiu atingir os objetivos na meta 3, considerada a mais importante entre as cinco traçadas pelo movimento Todos pela Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2006.
- Esses números nos dão uma boa notícia e outra ruim, que serve como um alerta. A boa é que, no 5º ano do Ensino Fundamental, a melhoria dos resultados cresce tanto quanto o previsto. A ruim é que ela se perde nos anos finais do Ensino Fundamental e entra em crise no Ensino Médio. O desempenho do aluno no início não se mantém ao longo dos outros anos - lamenta a diretora-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz.
Apenas 54,3% dos jovens concluíram a formação até os 19 anos em 2013
Menos da metade dos jovens até 19 anos concluiu Ensino Médio no RS
Sobre o desempenho do Rio Grande do Sul, que apesar de ruim supera em todos os anos escolares os índices nacionais, a diretora do movimento destaca duas particularidades da educação gaúcha que comprometeriam o sucesso total na meta: a falta de continuidade nos projetos de educação - a alternância de governos se sobreporia a um plano de longo prazo - e o comprometimento do orçamento da educação com a enorme folha de pagamento.
- São dois pontos bem importantes no cenário do Rio Grande do Sul. Mas os resultados são um grito de urgência, que mostra como o sistema de educação no Brasil está equivocado. Precisamos de uma nova escola - diz Priscila.
Definido o calendário escolar do Rio Grande do Sul para 2015
Apenas um dos 524 projetos de reformas em escolas será entregue
A avaliação do movimento Todos pela Educação leva em consideração os desempenhos dos alunos na Prova Brasil do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação informou que os dados serão analisados pelo secretário para que ele possa comentá-los.
Sobre as metas do Todos Pela Educação
O TPE, fundado em 2006, definiu cinco metas para que até 2022, ano do bicentenário da independência do país, o Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à educação de qualidade. São elas
1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
3. Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano
4. Todo jovem de 19 anos com Ensino Médio concluído
5. Investimento em educação ampliado e bem gerido
* Zero Hora