
Um avião da AirAsia que viajava de Surabaya, na Indonésia, para Cingapura perdeu contato com o controle de tráfego aéreo. A companhia aérea confirmou a informação e disse que 162 pessoas estavam a bordo.
Em nota atualizada no Facebook, a AirAsia informou que entre elas estão 155 passageiros - 138 adultos, 16 crianças e um bebê -, além de dois pilotos e cinco tripulantes. Do total, 155 são da Indonésia, três são sul-coreanos, um é francês, um é britânico, um de Cingapura e um da Malásia.
O ministro dos Transportes da Indonésia, Hadi Mustofa, disse que a última comunicação da aeronave foi do piloto pedindo permissão para alterar a altura do voo devido ao mau tempo. O avião partiu às 5h35min (hora da Indonésia) e estava programado para chegar às 8h30min (horário de Cingapura), mas perdeu a comunicação cerca de 40 minutos depois da partida.
As operações de busca do avião foram suspensas neste domingo, sem que até o momento haja notícias da aeronave.
- Concluímos as buscas às 17h30min (8h30min de Brasília) porque estava anoitecendo. O tempo não estava muito bom e estava ficando muito nublado - declarou o responsável do ministério indonésio de Transportes, Hadi Mustofa.
- Amanhã retomaremos os trabalhos às 7h ou até mesmo antes se o tempo estiver bom - acrescentou.
A AirAsia confirmou que a aeronave estava na rota do plano de voo e que solicitou desvio devido ao mau tempo pouco antes de perder o contato, ainda quando estava sob o controle de tráfego aéreo da Indonésia.
A primeira confirmação da companhia foi através do Twitter, onde postou que a aeronave, cujo número de voo é QZ8501, perdeu contato às 7h24min o horário local. A aeronave é um Airbus A320-200, com o número de registo PK-AXC.
Mais cedo, a empresa já havia divulgado uma nota em seu perfil no Facebook, em que lamentou não ter informações sobre o estado dos passageiros e tripulantes do voo, mas prometeu manter todas as partes informadas assim que tiver novidades disponíveis.
A AirAsia ainda informou que as operações de busca e salvamento estão trabalhando para encontrar o avião desaparecido. Leia a nota na íntegra abaixo. Participavam das buscas um Boeing 737 da Força Aérea da Indonésia, seis navios e três helicópteros. Os logotipos vermelhos da companhia nas redes sociais foram trocados por imagens na cor cinza.
Um centro de crise foi criado no aeroporto de Surabaya e parentes começaram a chegar para ver a lista completa dos nomes daqueles que estavam no voo. Uma mulher que foi ao local disse que sete membros da família, incluindo a mãe e o irmão, estavam a bordo do avião.
Posição onde o avião teria desaparecido:
Leia a nota da Air Asia na íntegra:
AirAsia Indonesia regrets to confirm that flight QZ8501 from Surabaya to Singapore has lost contact with air traffic control at 07:24hrs this morning.
At the present time we unfortunately have no further information regarding the status of the passengers and crew members on board, but we will keep all parties informed as more information becomes available.
The aircraft was an Airbus A320-200 with the registration number PK-AXC.
At this time, search and rescue operations are in progress and AirAsia is cooperating fully and assisting the rescue service.
AirAsia has established an Emergency Call Centre that is available for family or friends of those who may have been on board the aircraft. The number is: +622129850801.
AirAsia will release further information as soon as it becomes available. Updated information will also be posted on the AirAsia website, www.airasia.com.