Geral

De cara nova

CNH terá novo modelo no próximo ano

Mudança começará a partir de julho e incluirá até código para verificação de dados via celular

Para evitar adulterações e falsificações, a carteira de habilitação (CNH) trará novos itens de segurança a partir de 1º de julho de 2015. Os motoristas, contudo, não precisarão trocar seu documento atual, caso ele ainda seja válido.

A mudança será gradual, conforme os cidadãos renovem a carteira. A troca total ocorrerá em cinco anos. Na prática, o procedimento para obter CNH segue o mesmo e não deve haver aumento de custos.

A principal inovação é a inclusão do QR code, um código bidimensional impresso no documento que permite a verificação de autenticidade por meio de leitura digital. Com isso, os fiscais de trânsito poderão checar a CNH por meio de um aplicativo no celular.

O agente de trânsito terá um leitor vinculado ao CPF. Por isso, se for um documento falso, não pode se omitir. O sistema também será usado para coibir a corrupção.


Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

O Certificado de Registro de Veículos (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) também terão novos modelos com mais itens de segurança. Neste caso, o QR code dará acesso a Renavam, placa, ano de fabricação e modelo do veículo, além do CPF do proprietário e código de segurança gerado pelo governo.

Os novos formulários serão produzidos por empresas gráficas de segurança inscritas e credenciadas no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Os critérios de credenciamento serão regulamentados pelo órgão.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Hoje nos Esportes

17:30 - 18:50