
Fiscais da Alfândega da Receita Federal de Rio Grande apreenderam, nesta segunda-feira, uma carga de droga sintética vinda da China. O que chama a atenção é que a substância - ainda não quantificada - estava dentro de 283 imagens de Buda e de peças orientais.
Segundo reportagem da Rádio Gaúcha, três cães farejadores e um scanner da Receita Federal foram utilizados para detectar a droga que, segundo análises preliminares, é um alucinógeno sintético, chamado de dietiltriptamina (DET). Uma espécie de areia, presente em algumas peças, também será analisada pela Polícia Federal. Agentes desconfiam que o produto possa ser heroína sintética.
Segundo agentes da Receita, a carga chegou ao Brasil no dia 11 de novembro e tinha como destino a fronteira com o Uruguai. Diante da suspeita dos fiscais, ela foi selecionada para passar pela inspeção detalhada. Todo o produto será encaminhado à perícia da Polícia Federal, com sede em Rio Grande.
A Receita Federal trabalha com a hipótese de que a cidade de Rio Grande possa estar na rota de droga sintética. Em agosto deste ano, já havia sido apreendidos seis quilos de uma substância, que pode ser maconha sintética, escondida dentro de um contêiner. A carga também era de origem chinesa.