
Esta sexta-feira é o último dia para fazer a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em Porto Alegre e outros dez municípios do Rio Grande do Sul. Depois, só será possível solicitar o documento a partir do dia 30 de dezembro. A expedição do documento será suspensa a partir do meio dia desta sexta-feira. A maioria das cidades gaúchas está sem emitir o documento desde segunda-feira.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) explica que a emissão será suspensa em função da troca do sistema. Será feita a migração dos bancos de dados e de imagens da atual versão para a nova - um sistema online de Carteira de Trabalho, que realizará a verificação de dados com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o Pis/Pasep. Com a mudança, os trabalhadores terão os dados validados no ato do atendimento, e, em caso de divergência, serão orientados a retificá-los.
Além de Porto Alegre, ainda é possível fazer o CTPS até ao meio dia desta sexta-feira em Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Santo Angelo e Uruguaiana.
Para fazer o documento é preciso:
Para primeira via
- Cópia e original de documento de identificação legível, em bom estado de conservação, correto (válido) ou autenticado em cartório que conste: nome, local de nascimento e Estado, data de nascimento, Filiação, nome/número e órgão expedidor do documento.
- São aceitos: Carteira de Identidade, Certificado de Reservista, Registro de Conselho de Classe, Passaporte, Dispensa de Incorporação, Certidões de nascimento ou casamento.
- Cópia e original de CPF, ou Folha da Receita Federal ou dos Correios com o número (Não será aceito apenas o número escrito manualmente).
- Comprovante de residência com Cep.
- Casados: certidão de casamento original
- Divorciados/separados: certidão de casamento original com averbação
- A foto é emitida na hora e sem custos para o cidadão
Para segunda via
- Em caso de perda, roubo, furto ou extravio: boletim de ocorrência policial
- Continuação ou inutilização: apresentar a CTPS anterior