A 15ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL) deve mobilizar cerca de 8 mil pessoas para o centro de Eventos da PUCRS entre quarta-feira e sábado. Os participantes poderão se engajar em mais de 400 atividades balizadas pelo tema "Segurança e a Privacidade: o Software Livre na Luta Contra a Espionagem".
O evento deve enquadrar não apenas os problemas emergentes da internet, mas também apontar alternativas para imbróglios da vida offline. O espaço "Revolução Energética" buscará demonstrar que os atuais padrões de produção são insustentáveis.
Entre os palestrantes estará Boris Petrovic, descendente do engenheiro e inventor Nikola Tesla e criador do site institutotesla.org. Também estão confirmados Fernando Lins, que gerencia as negociações sobre investidores estrangeiros no site brasileiro energiauniversal.eco.br, e Sterling Allan, ativista que criou páginas como a www.peswiki.com.
A Cryptoparty contará com palestras e oficinas práticas sobre troca segura de mensagens e criação de e-mails seguros e chaves criptografadas. O movimento hacker será representado pelo metaHackerspace Dumont, idealizado por diversas comunidades em atividade no Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site greve.softwarelivre.org/greve. Estrangeiros poderão pagar a inscrição via Paypal.
SERVIÇO
15º Fórum Internacional Software Livre (FISL)
ONDE: Centro de Eventos da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681)
QUANDO: De 7 a 10 de maio, das 9h às 17h
QUANTO: R$ 300, R$ 150 para estudantes e caravanas
PROGRAMAÇÃO: Estão programadas mais de 500 horas de atividades. Para conferir o que vai rolar, clique aqui