Ciência e Tecnologia

Internauta no poder

Facebook dará a usuários maior controle sobre publicidade recebida

Em algumas semanas, será permitido obter mais informações sobre os anúncios e bloquear as mensagens de publicidade

Nicholas KAMM / afp

Os usuários da rede social "nos dizem que querem mais controle sobre os anúncios que veem", informou o Facebook em um post em seu blog.

- Por isso estamos agregando preferências de anúncios, uma nova ferramenta acessível para cada anúncio no Facebook que explica porque você está vendo um anúncio em particular e que te permite agregar ou eliminar 'interesses' que usamos para exibir anúncios - destacou a mensagem.

A opção estará disponível nos Estados Unidos nas próximas semanas "e estamos trabalhando duro para expandi-la em nível mundial nos próximos meses", prosseguiu o comunicado.

Por exemplo, "se você não está interessado em aparelhos eletrônicos, você pode tirar (a categoria) 'eletrônicos' de seus interesses de anúncios", anunciou o Facebook.

Ao mesmo tempo, a rede social destacou que passará a analisar informações das buscas dos usuários em navegadores - não só do Facebook - para tentar direcionar melhor os anúncios.

- Hoje em dia, nos inteiramos de seus interesses sobretudo a partir das ações que pratica no Facebook, como as páginas em que você dá um 'curtir'-, acrescentou o blog.

- Em breve, nos Estados Unidos, também vamos incluir informação de alguns dos sites e aplicativos que você usa. Trata-se de um tipo de publicidade baseada em interesses e muitas empresas já o fazem -, esclareceu.

No entanto, o Facebook permitirá que os usuários optem - ou não - por este tipo de personalidade personalizada.

Joseph Jerome, membro do fórum Future of Privacy, afirmou que o Facebook está oferecendo mais aos anunciantes enquanto dá mais controle aos usuários.

- A única coisa que o Facebook não tinha feito até agora era vender publicidade baseada em sites na internet e aplicativos que você usa fora do Facebook -, escreveu Jerome em um blog.

- Um anunciante em particular podia comprar um anúncio, baseando-se na sua visita a um site em particular, mas muitos anunciantes não podiam comprar um anúncio baseando-se em suas visitas a muitos sites. Agora pode -, detalhou.

Ao mesmo tempo, Jerome disse que os usuários do Facebook poderão ver uma descrição mais detalhada dos anúncios e editar seus perfis para recebê-los.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Futebol da Gaúcha

16:45 - 19:45