
A Copa do Mundo acabou há quatro dias e o Brasil já está se preparando para receber outro campeonato internacional de futebol e mais uma chance de conquistar uma taça. Só que, dessa vez, com um time de robôs. A RoboCup 2014, competição que acontece anualmente desde 1997, irá reunir seleções de máquinas de 44 países e mais de 4 mil engenheiros e estudantes em João Pessoa, na Paraíba, a partir deste sábado.
Os jogos seguem as mesmas regras de uma partida de futebol convencional, utilizando programação para fazer com que as máquinas acertem mais gols em dois tempos, com direito a marcação de faltas e cobrança de lateral. A equipe do Brasil é desenvolvida pelos alunos da Universidade de Brasília em parceria com a Somai, revendedora de robôs. O time nacional conta com o craque RoNAOdo (uma alusão ao nome do robô que é NAO) e mais cinco robôs do mesmo modelo.
O objetivo da Federação RoboCup é que "em meados do século 21" uma equipe de robôs consiga vencer um time de humanos campeão da Copa do Mundo FIFA. O sonho pode parecer distante, mas eles não acreditam que seja:
- Apenas 50 anos depois da invenção do computador digital, o Deep Blue venceu o campeão mundial de xadrez humano, Garry Kasparov - exemplifica a Federação em site oficial.
Os jogos são mediados por um juiz humano e pode ter auxílio de um juiz robô. A competição é dividida em cinco categorias para robôs de diferentes tamanhos, incluindo a AdultSize, cujo o vencedor ganha a taça Louis Vuitton esculpida em cristal. Em 2013, a final da categoria AdultSize foi disputada na Holanda entre Japão e Taiwan e os japoneses sairam campeães. Confira o vídeo da partida: