Depois de 15 meses de obras, o viaduto de Sapucaia do Sul, no Vale do Sinos, será liberado para tráfego neste domingo. A partir das 8 horas, as pistas do sentido Capital-Interior serão abertas, e, por volta, das 10 horas as do sentido oposto. Com isso, a expectativa do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestres (Dnit) é que a lentidão neste trecho da BR-116 seja extinta.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
A sinaleira provisória instalada a poucos metros da Rua Pirelli Sul será desativada, já o semáforo na altura do Km 253, junto à Rua Lúcio Bittencourt, será reativado. Segundo o Dnit, a medida é necessária para garantir a segurança dos pedestres, que devem fazer a travessia por baixo do viaduto.
A obra foi inaugurada seis meses antes do prazo previsto e está orçada em R$ 42,1 milhões. A elevada tem 700 metros de extensão e 24 metros de altura. Com a inauguração do viaduto o último gargalo, com sinaleira, no trecho metropolitano da BR-116 continua sendo a sinaleira de acesso ao bairro Roselândia, em Novo Hamburgo.
Parte inferior segue em obras
A partir de segunda-feira, os operários iniciam os serviços sob a elevada. Serão executados arremates na lateral do viaduto, drenagem pluvial, calçadas e obras de mobilidade urbana (retornos e travessias).
A recuperação asfáltica das ruas laterais e sinalização complementar devem ser feitas somente ao final da obra, prevista para outubro. Bloqueios parciais na pista podem ocorrer ao longo dos serviços, mas por enquanto não há interrupções previstas.