
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) encerrou nesta sexta-feira a etapa de contratação das duas empresas responsáveis pela instalação dos novos pardais nas rodovias estaduais. Com isso, elas podem começar a fixar os equipamentos.
O prazo para que os 45 controladores de velocidade e as 20 câmeras de monitoramento estejam em funcionamento, nos 13 trechos, é de dois meses. A expectativa, no entanto, é que alguns comecem a multar ainda neste mês.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Um representante da Perkons S. A. esteve nesta manhã na sede do Daer, em Porto Alegre, para a assinatura do contrato com a autarquia. A empresa paranaense vai instalar 34 pardais e 14 câmeras. Na quarta-feira, a outra empresa vencedora do processo licitatório já havia formalizado sua contratação. A Fiscal Tecnologia de Automação - também do Paraná - assumiu o compromisso de implantar 11 pardais e seis câmeras.
O valor dos contratos é de aproximadamente R$ 6,5 milhões. Os contratos são válidos por 24 meses, podendo ser prorrogados por mais 60 meses.
Desta vez, as empresas ficam responsáveis apenas pela instalação e manutenção dos aparelhos e não atuam mais no envio de dados ao Daer. As imagens e informações captadas pelos pardais serão transmitidas online para o sistema da autarquia, que gerencia o controle de infrações e a aplicação das multas.
Veja onde serão instalados pardais e câmeras:
O mapa criado por ZH estima a localização dos trechos onde serão fixados os 45 pardais e as 20 câmaras de monitoramento em 13 rodovias estaduais. O Daer não divulga o quilômetro exato dos equipamentos, alegando que é uma medida preventiva, permitida pela legislação, para evitar que os motoristas reduzam a velocidade em pontos específicos e depois a aumentem em seguida.