Trânsito

Deslizamento de terra

Daer avalia se libera uma pista da RSC-153 em Vale do Sol

Neste final de semana, moradores usaram máquinas particulares para remover parte da terra, mesmo sem autorização

Divulgação / Daer
Daer estima que moradores tenham retirado menos de 30% do volume que deslizou após chuvarada

A liberação da RSC-153, em Vale do Sol, bloqueada totalmente há um mês e meio, pode estar mais próxima - ao menos parcialmente. Após moradores terem usado máquinas particulares para remover parte da terra sobre a rodovia neste final de semana, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (Daer) anunciou que avalia a liberação de uma das pistas.

Uma equipe de geotécnicos de uma empresa terceirizada deve avaliar o local nesta terça-feira. Caso entendam que é seguro, o Daer vai remover o material da pista da direita, no sentido Vale do Sol-Herveiras, e liberá-la.

Morador cobra "pedágio" por desvio em propriedade particular
Lideranças bloqueiam a RSC-287 pela liberação da 153

Assim, o desvio que começou a ser construído nesta segunda-feira, paralelo à rodovia, seria utilizado para veículos transitaram na direção contrária. Mesmo se não houver liberação parcial da RSC-153, o projeto do desvio prevê o tráfego apenas em uma pista. Para isso, semáforos serão instalados para controlar o fluxo de veículos.

O novo trajeto terá aproximadamente 250 metros de extensão e 6 metros de largura e será feito em revestimento primário, com solo encascalhado. Segundo estimativa do Daer, os moradores retiraram menos de 30% da terra que deslizou no dia 28 de junho, após chuvarada.

Enquanto as máquinas e os operários executam a obra, o Daer escolherá, em processo à parte, a empresa responsável pela sinalização da pista - serviço que corresponde a mais de 70% do custo do desvio.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Central do Torcedor

15:00 - 18:00