Giane Guerra

Giane Guerra

Jornalista de Economia, apresentadora da Rádio Gaúcha e comentarista da RBS TV, traz notícias, comentários e dicas da macroeconomia às finanças pessoais.

Empreendedorismo

Onde e como startups podem buscar dinheiro para o negócio

Orientações valem também para as scale-ups, que já estão em expansão

Giane Guerra

Economia

Enviar emailVer perfil
Pesquisa da Endeavor aponta o crédito como terceiro maior obstáculo para os negócios

Seja uma startup, que recém está começando. Seja uma scale-up, quando já está em fase de expansão. Empreendedores buscam recursos financeiros para investir no negócio. Mentor da Endeavor e sócio da GoCapital Partners, Fábio Vitola dá algumas dicas para trilhas este caminho do crédito, apontado como o terceiro maior obstáculo para os negócios no Brasil. 

 Leia também:
Esposa multa marido por tarefas não feitas e ganha até R$ 600 por mês
Rede de supermercados abre 350 vagas de emprego no RS
"Rico não é mau e lucro não é ruim", diz defensor da liberdade financeira 

Como uma startup ou uma scale-up têm acesso a capital?

Vitola - Ter dinheiro não deve ser problema se você é bom no que faz e se o seu produto ou serviço é realmente adequado. Mas se você precisar crescer de forma mais acelerada, por questões de mercado e oportunidade, busque programas de aceleração, como os da Endeavor, ou investidores anjo. Se você, seu time e sua ideia forem bons o bastante, não será difícil encontrá-los.

Como elaborar um plano financeiro? 

Vitola - Mais do que projetar receitas, custos e despesas, é preciso avaliar o modelo de negócios. Em que condições você receberá os pagamentos? De que forma financiará fornecedores e mão de obra? Precisará de estoque? Terá, assim, as respostas para as duas perguntas que qualquer financiador fará: "quanto dinheiro você realmente precisa?" e "quando deixará de precisar de dinheiro novo?".

Que "peitaços" o empreendedor tem que dar?

Vitola - Entregar resultado a partir de diferenciais como visão e capacidade de execução. Além disso, tem que gastar muita sola de sapato e se expor para o mercado, visitando clientes, concorrentes, parceiros, investidores e absolutamente qualquer pessoa que possa estar conectada com o seu negócio.

Qual taxa de juros é aceitável?

Vitola - Aquela que cabe no seu negócio, mas sempre lembrando que o prazo é tão importante quanto a taxa. Um bom parâmetro é algo em torno do dobro da taxa básica de juros Selic, ou seja, entre 15% e 20%. 

Ouça entrevista com Fábio Vitola:

 Siga Giane Guerra no Facebook.
Leia aqui outras notícias da colunista de Economia Giane Guerra 


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Futebol da Gaúcha

18:15 - 21:30