
O penúltimo dia para cadastramento do título eleitoral, em Porto Alegre, foi marcado por longas filas na Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Avenida Padre Cacique. De acordo com a Central de Atendimento do órgão, a espera na fila pode chegar a 1h30min durante a tarde desta terça-feira, e a previsão é de atender até cinco mil pessoas até as 19h.
Até as 15h, duas mil pessoas foram atendidas. No final da manhã, havia cerca de 400 eleitores do lado de fora do prédio, que invadiam a Avenida Padre Cacique - onde agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) auxiliavam no trânsito.
O primeiro título, que deve ser feito até quarta-feira, dia 7, é o maior motivo de procura. A segunda via do documento, que pode ser feita até o dia 25 de setembro, também levou eleitores a enfrentarem filas. Outro caso é o recadastramento obrigatório, que ocorreu em algumas cidades do interior e está confundindo os moradores da Capital:
- Cerca de 20% das pessoas que recebemos aqui se enganam e acham que é algum recadastramento obrigatório.
A questão da cidade também é um fator que atrapalha os eleitores. Apenas quem vota em Porto Alegre pode comparecer ao órgão da Capital. O gerente explica que moradores da Região Metropolitana também comparecem, mas cada um deve ir ao TRE de sua cidade.
- Algumas pessoas de outras cidades, como Canoas e Alvorada, vieram aqui para pedir a transferência do título. Aqui fazemos apenas a transferência para endereços da Capital. Se quiser votar em outra cidade, a transferência de zona deve ser feita lá - esclarece Mustorini.
Órgão trabalha com agendamento de horários
Um agendamento de horários por meio de senhas foi pensado para este ano de eleição, de acordo com Solaine Teixeira, Chefe de Seção que trabalha no planejamento de eleições:
- Nós distribuímos o bilhete de acordo com a capacidade de atendimento. No horário das 12h às 13h, por exemplo, serão 180 pessoas atendidas por causa do horário de almoço, mas normalmente são 300. Quem quiser ainda pode pegar a senha e voltar quando chegar seu horário.
O local, que normalmente conta com 30 pessoas trabalhando diariamente, hoje teve o apoio de mais 70, somando 100 funcionários para atender no dia mais movimentado do ano até o momento no TRE-RS.
- Hoje contamos com esse efetivo, o que ajudou muito. Para amanhã, esperamos ainda mais pessoas - adianta o gerente Mesturini. Esta quarta-feira é o último dia para realizar a primeira via do título de eleitor.
A Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral, localizado na Avenida Padre Cacique, atende das 9h às 19h. Para mais informações sobre a documentação e as eleições de 2014, ligue para (51) 3216-9444 ou entre no site do TRE.
Fila invadiu a calçada da Avenida Padre Cacique
Foto: Bruna Ayres/Agência RBS

Foto: Bruna Ayres/Agência RBS
