Foto: Bruno Moraes
Foto: Bruno Moraes
Foto: Bruno Moraes
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O apito final no jogo entre Alemanha e Argélia, no Beira-Rio, marcou o encerramento da Copa do Mundo em Porto Alegre. Em campo, os torcedores foram brindados com belos jogos, que tiveram boa média de gols.
Ao redor do estádio, a infraestrutura deu conta do recado. Cercadas de desconfiança antes do início do torneio, as obras que beneficiam a circulação de carros e ônibus nas vias próximas ao Beira-Rio foram finalizadas às pressas e na última hora. Agora, será a vez das bicicletas.
Enquanto a ciclovia da Avenida Edvaldo Pereira Paiva ainda precisa de pavimentação e sinalização para ser conectada às faixas das avenidas Diário de Notícias e Ipiranga, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) trabalha na elaboração do projeto de uma via para bicicletas na Avenida Padre Cacique.
Confira o que ainda precisa ser finalizado nas proximidades do Beira-Rio
Com o fim dos jogos da Copa em Porto Alegre, a cidade pode voltar a pensar nas obras no entorno do Beira-Rio. Duplicada, a Avenida Edvaldo Pereira Paiva ainda receberá intervenções na ciclovia - que precisa ser conectada a outras duas pistas para bicicletas, nas avenidas Ipiranga, junto ao Parque Marinha do Brasil, e Diário de Notícias.
Para isso, a ciclovia ainda será pavimentada e sinalizada na curva do estaleiro, no trecho entre o recém-inaugurado viaduto Abdias do Nascimento e a Avenida Diário de Notícias. O mesmo ocorre no trecho entre a Ipiranga e as proximidades da pista de skate do Parque Marinha.
Duplicada e com um corredor de ônibus, a Avenida Padre Cacique também deverá receber uma pista para bicicletas. Parte do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) de Porto Alegre, o projeto ainda está sendo elaborado. De acordo com o arquiteto e urbanista Ricardo Corrêa, sócio-fundador da TC Urbes e coordenador do PDCI da Capital, elaborado em 2008, está na hora de revisar o plano:
- Enquanto rede, uma ciclovia na Padre Cacique talvez não seja a mais importante. Pode até ter um impacto negativo, com duas ciclovias pouco utilizadas. Talvez fosse melhor uma na Sertório. Quando elaboramos o PDCI, apontamos diretrizes básicas. É preciso repensar em para quem é o sistema cicloviário.
Ciclovias

Pintura da ciclovia da Avenida Edvaldo Pereira Paiva termina ao lado do viaduto Abdias do Nascimento. Próximo à curva do estaleiro (acima), termina a pavimentação - que seguirá até a ciclovia da Diário de Notícias. A obra será retomada nos próximos dias.

A ciclovia da Edvaldo Preira Paiva é interrompida perto da pista de skate do Parque Marinha. Ela deverá ser conectada à ciclovia da Avenida Ipiranga.
Projeto que deve ligar as ciclovias da Edvaldo Pereira Paiva com a da Ipiranga ainda está em elaboração.
Outros pontos a melhorar

Dois pilares do viaduto Abdias do Nascimento dificultam a passagem de pedestres pela calçada.

No trecho na Avenida Edvaldo Pereira Paiva entre as ruas A e B, junto ao estacionamento do Estádio Beira-Rio, não há calçamento no passeio público
Viaduto batizado
Nem Pinheiro Borda,nem Mazembe. O nome do viaduto que liga as avenidas Pinheiro Borda e Edvaldo Pereira Paiva é Abdias do Nascimento, homenagem ao político e ativista social paulista ligado à luta pelos direitos dos negros. Nascido em 1914, em Franca (SP), engajou-se na Frente Negra Brasileira e lutou contra a segregação racial em estabelecimentos comerciais na capital paulista. Como deputado federal (nos anos 1980) e senador (na década de 1990), apresentou projetos de lei definindo o racismo como crime e criando mecanismos de ação compensatória. O ativista morreu em 2011.
Fonte: abdias.com.br