
Cerca de 71 mil pessoas devem sair de Porto Alegre nos mais de 600 horários de ônibus disponibilizados pela rodoviária nos últimos três dias do ano. O movimento é o mesmo registrado no feriado de Natal.
A expectativa, de acordo com a assessoria de imprensa da Veppo, empresa que administra a rodoviária, é de que o pico do movimento seja a partir das 17h desta terça-feira.
Uma das pessoas que vai viajar é a estudante de Direito Melina Brittes, 29 anos. Acompanhada da filha Yasmim, seis anos, ela estava na fila para comprar passagem para Camaquã, onde deixaria a menina com o pai para depois seguir para Santa Catarina. Melina faz o mesmo trajeto toda sexta-feira:
- Geralmente, é bem mais tranquilo do que está hoje.
Leia as últimas notícias de Porto Alegre
AO VIVO: acompanhe informações do trânsito nas estradas de Santa Catarina
A caminho de Caxias do Sul, Abu Sarr, um senegalês de 26 anos que mora na cidade, ficou impressionado com o movimento:
- Em Dacar (capital do Senegal), não há nada parecido.
No Aeroporto Salgado Filho, o movimento era como o de um dia normal - a previsão é de que 195 voos operem no local, nada que destoe da média.
- O público permanece o mesmo, na média de 25 ou 26 mil pessoas circulando. O que muda é o perfil - diz Nathalie Fonticielha, gerente de comunicação do Salgado Filho.
A mudança ocorre nos trajetos: aumenta o número de voos para cidades do Nordeste, como Maceió, Natal e Porto Seguro, e diminuem os para São Paulo e Brasília.
De férias, vindo da Bahia, o empresário Marilton Dias, 57 anos, estava nos corredores do Salgado Filho à espera do voo para Florianópolis. Ele veio passar o Natal em Gramado, cidade de que gostou bastante, mas que considerou muito fria.