

Um estudo realizado pela IBM com 1.500 lideranças e confirmado por outro da Adobe sugere que sem criatividade não será possível solucionar os desafios do nosso tempo. Aplicar a criatividade para gerar inovação tem sido um dos principais objetivos estratégicos das empresas. Segundo André Ribeiro Coutinho, sócio e agente de inovação pela Symnetics, a inovação nas empresas tem acontecido de três maneiras:
1 - Programas ou concursos
De forma contínua em que pessoas e equipes são estimuladas por meio de programas ou concursos de ideias a melhorarem os processos. Em geral, este modo promove melhorias incrementais na empresa tanto internamente (maior eficiência, produtividade e qualidade) quanto externamente (maior valor percebido pelos clientes). A Votorantim tem adotado programas desse tipo e ideias como o Obra Fácil no negócio de siderurgia e de formulação de argamassas no negócio de cimentos, ambos gerando ganhos de produtividade na ordem de 10 a 30%.
2 - Processos estruturados com pessoas dedicadas, infraestrutura e tecnologia
É o caso dos processos de Pesquisa & Desenvolvimento ou de Design, que têm objetivos estratégicas e metas claras de realizar pesquisa aplicada, (co)criação e viabilização de novos processos, tecnologias, produtos, serviços ou marcas. Pesquisas indicam que empresas inovadoras gastam 50% de tempo e recursos a mais com pesquisa do que empresas que não são inovadoras. A Marcopolo no Brasil acaba de expandir o Design Center em um Innovation Center: de projetos de ônibus passam também a criar conceitos futuros para mobilidade urbana. A Siemens no Brasil e no mundo já trabalha há 10 anos com o Pictures of the Future, um processo sistemático de criação de ideias para produtos e serviços a partir de imagens de como será futuro daqui há 20/30 anos.
3 - Projetos especiais
Por meio de projetos especiais, que são incubados e acelerados por equipes dedicadas com recursos alocados especialmente para criar e experimentar as novidades, muitas delas fora do negócio principal das empresas. A Google X Lab, divisão da Google dedicada a estes projetos, ficou conhecida por ter antecipado invenções como o Google Glass, o carro autoguiado e balões que oferecem conexão à internet. Há poucos anos a 3M decidiu criar o 3M New Ventures que hoje já representa 0,5% do faturamento para investir em startups de tecnologias promissoras de futuro em áreas como biotecnologia, muitas delas originadas em lugares como Israel ou Vale do Silício. A Telefonica do Brasil tem a Wayra, uma incubadora de startups digitais que certamente irão impulsionar os serviços de telefonia e banda larga da empresa.
Qual caminho trilhar para colocar a inovação em prática na minha empresa?
Se você for uma empresa orientada para processos e precisa continuamente buscar melhoria na eficiência e qualidade percebida pelos clientes talvez a primeira opção seja a mais adequada. Se você quiser estar sempre à frente da concorrência e ser primeiro a lançar novos produtos ou novas tecnologias, vá para o segundo modo. E se você estiver querendo sair bem fora da caixa, antecipar tendências e experimentar novidades, vá direto para a terceira maneira.
Confira o artigo original no site da Endeavor