Veja o vídeo de divulgação do projeto:

Neymar. Messi. Cristiano Ronaldo. Pirlo. Suarez. Rooney. Todos são nomes conhecidos e craques dentro de campo. Dona Maria. Allan. Leonici. Fabiano. Carolina. Vinicius. Você pode não os conhecer, mas todos são craques fora das quatro linhas.
Com a ideia de valorizar esses anônimos que fazem a diferença no nosso dia a dia, um grupo de seis publicitários, sendo três deles os mesmos criadores do Salva-Dia, iniciativa que distribuiu guarda-chuvas coletivos pelas ruas de Santa Cruz do Sul, criou o projeto Craques Raros.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias sobre Copa 2014
Na prática, o grupo criou 10 figurinhas em tamanho gigante, com a foto de um motorista, uma diarista, um cobrador, um enfermeiro, entre outros, e colou 50 cartazes no formato A3 (29,7cm x 42cm) em pontos movimentados da cidade do Vale do Rio Pardo, como a Avenida do Imigrante e a rua Marechal Deodoro, criando um grande álbum urbano.
- Alguns de nós colecionam o álbum da Copa e, nesses eventos de troca de figurinhas, percebemos que o assunto está muito em evidência. Unimos isso com a vontade de valorizar quem realmente faz a diferença fora dos campos, os craques da vida real - define Lázaro Fanfa, um dos criadores da iniciativa.
Da criação à execução, o projeto é totalmente independente. Além de prestar uma homenagem, com a Copa entrando na reta final, os idealizadores sugerem que as pessoas pensem no seu próprio legado e no mundo que elas podem construir para as próximas gerações.
Assim como o Salva-Dia, Cristano Rocha, que participa das duas ações, acredita na importância de estimular a coletividade.
- Pessoalmente, tenho como propósito impactar as pessoas positivamente, seja com uma ação, seja abrindo uma porta, seja pedindo licença. Então ideias que eu tenho na gaveta, trato de colocar no mundo com amigos. Me conecto com diferentes pessoas que tenham o mesmo propósito.Não precisam ser as mesmas. Se a ideia brilhar o olho da pessoa, tá valendo - resume o publicitário.
FAÇA VOCÊ UMA FIGURINHA DA COPA
O grupo espera pela repercussão do projeto para expandir a ideia e homenagear outros craques. Enquanto isso, os santa-cruzenses que derem de cara com uma figurinha gigante são incentivados a fotografar e compartilhar a ideia com a hashtag #craquesraros e também podem usar qualquer smartphone para ler o QR code contido no canto inferior para ser direcionado ao Tumblr do projeto.
No Tumblr, que pode ser acessado direto pelo link, clicando em downloads, é possível tanto baixar as figurinhas prontas como baixar o template e montar você mesmo a sua homenagem.
Para facilitar ainda mais, na página, o grupo sugere um aplicativo online bem acessível para fazer a edição. Depois, é só compartilhar, imprimir e fazer a homenagem que você quiser.