
No dia em que o outono dá espaço à entrada do inverno – o que ocorre às 19h34min desta segunda-feira – o Estado amanheceu registrando as temperaturas baixas. Isso porque a massa de ar polar que chegou ao Rio Grande do Sul durante o final de semana segue atuando com força em todas as regiões, deixando o tempo predominantemente seco e frio.
Em Porto Alegre, depois de mais de 12h de nevoeiro intenso, o dia amanheceu encoberto, porém com uma visibilidade melhor. A mínima foi de 5,7ºC nas primeiras horas da manhã. A previsão para a tarde é de que as nuvens se dissipem, o que deixará o dia ensolarado. A máxima não será muito alta, deve chegar aos 14ºC.
– Não é comum um dia inteiro com forte nevoeiro em Porto Alegre. Tivemos um domingo de temperatura baixa e umidade alta durante todo o dia, o que resulta em cerração. O mesmo não deve se repetir nesta segunda-feira, quando o sol deve predominar durante praticamente todo o dia – prevê Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.
Leia mais:
Rio Grande do Sul deve ter inverno mais frio e chuvoso dos últimos anos
Com esse frio todo, será que dá para enforcar o banho?
Vacaria registrou a menor temperatura nesta segunda-feira, com termômetros que alcançaram -0,5ºC, mas a sensação térmica chegou a -5ºC. Em Caxias do Sul, a mínima foi de 3ºC e a máxima não deve ultrapassar os 17ºC durante a tarde.
O frio deve continuar intenso pelo menos durante a terça-feira, quando temperaturas próximas aos 0ºC devem ser registradas em áreas mais altas, como nos Campos de Cima da Serra. A tendência é que na quarta e quinta-feira todas regiões registrem pancadas de chuva e temperatura mínima um pouco mais elevada.
De acordo com a Somar, o inverno começa durante uma transição para um episódio de La Niña no Oceano Pacífico. Por isso, a estação pode ter mais chuva do que foi registrado no outono. Além disso, a temperatura continuará mais baixa que o normal no Rio Grande do Sul.