Tratando de temas como a diversidade de gênero e o impacto das mídias sociais na relação médico-paciente, o 2º Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina (II ENCM 2017) será realizado na sede do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), em Porto Alegre, entre 13 e 15 de setembro. Também serão tópicos abordados a violência na saúde e o serviço público oferecido no Brasil.
Realizado pela primeira vez na capital gaúcha, o evento contará com uma conferência do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário e ex-secretário estadual da Saúde do Estado, Osmar Terra. Logo depois, o presidente do Cremers, Fernando Weber Matos, mediará um painel político entre os senadores Ronaldo Caiado e Ana Amélia. O debate ocorre no dia 15, com início às 9h, e abordará a saúde pública no Brasil. A exposição de opiniões é aberta ao público e gratuita. A inscrição é feita na hora. As demais atividades da programação são restritas aos integrantes das instituições.
Também estarão presentes dirigentes do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos 27 conselhos regionais (CRMs), que analisarão temas que configuram desafios para o exercício profissional e para a assistência em saúde da população brasileira. O presidente do CFM, Carlos Vital, afirma que encontros anteriores foram harmoniosos.
— Essa sintonia tem feito com que as autarquias estejam mais próximas dos médicos, respondendo aos pleitos de forma efetiva, com ações que buscam a valorização da medicina e uma assistência de qualidade — diz Vital.
Estão confirmados no evento também o membro da Comissão de Direito Médico do CFM, Antônio Carlos Roselli, a promotora de Justiça do Ministério Público do Piauí, Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra, o médico legista e professor da Universidade de Brasília (UnB) Malthus Fonseca Galvão, o membro da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica Aníbal Gil Lopes, o integrante da Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM Fernando Todt Carbonieri e o membro da Comissão para Estudo da Transexualidade do CFM Alexandre Saadeh.
O evento ocorre duas vezes por ano. Na primeira edição de 2017, em março, o encontro foi realizado em Brasília.