
Carreira que mais teve aumento de matrículas no Brasil nos últimos anos - 52% entre 2010 e 2013 -, a Engenharia acaba de ganhar novos cursos no Estado. Com vagas em Engenharia de Computação, a Universidade de Passo Fundo (UPF) inaugura em 2015 mais uma graduação, enquanto a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) passa a oferecer, a partir do vestibular de dezembro, Engenharia de Software aos seus alunos.
Ambas as faculdades figuram na lista de áreas de tecnologia da informação e comunicação e têm nomes bastante parecidos - mas perfis diferentes: os engenheiros de software estudam, principalmente, os aspectos práticos da produção de um sistema, enquanto aqueles focados na computação se aproximam mais da Engenharia Eletrônica e estudam os fundamentos teóricos que estão por trás da maior parte dos equipamentos eletrônicos atuais.
RS é o quarto Estado do país com maior número de universitários
Leia as últimas notícias sobre educação publicadas em Zero Hora
A Engenharia da Computação é também diferente de Ciências da Computação, que abordam principalmente a criação e o desenvolvimento de programas com base em modelos matemáticos. O novo curso da UPF dura cinco anos e também passa a ser oferecido no próximo vestibular de verão. Os formados atuam no desenvolvimento de sistemas de controle em áreas como medicina, arquitetura e transporte, entre outras, como explica Rafael Rieder, coordenador da comissão de criação do novo curso na UPF.
- O engenheiro de computação estará preparado para atender às demandas em áreas como a agricultura de precisão, a automação industrial, a automação comercial e a computação aplicada na saúde.
Com essas novas ofertas, deve aumentar ainda mais o número de acadêmicos em cursos de engenharia no Estado. Em 2013, a quantidade de universitários na área saltou para 50,6 para cada 10 mil habitantes - o terceiro maior índice no país. O setor é considerado prioritário para o governo federal, devido à alta demanda de engenheiros e técnicos no mercado. As engenharias também foram privilegiadas em programas educacionais como o Ciência sem Fronteiras, que dá bolsas a universitários no Exterior.
Campo pouco explorado no Estado chega à PUCRS
Com a Engenharia de Software, a PUCRS se soma a apenas duas outras instituições de Ensino Superior que oferecem o curso no Estado, conforme dados do Ministério da Educação (MEC): a Univates e a Unipampa. O curso é dedicado ao estudo de todos os conceitos e aspectos relacionados à produção de software, desde sua concepção até o desenvolvimento e implementação.
Para proporcionar a prática ao longo do curso, a faculdade permitirá aos alunos a realização de módulos dentro de uma agência experimental, em que eles serão desafiados a encontrar soluções para problemas reais. O diretor da Faculdade de Informática da PUCRS, Fernando Dotti, destaca que as aulas buscarão formar profissionais com conhecimento profundo e abrangente sobre todo o ciclo de desenvolvimento de software.
- A computação é uma área que está se aprofundando cada vez mais, criando novos perfis profissionais. Na Engenharia de Software, vamos nos concentrar principalmente em dois aspectos: por um lado, o domínio de conceitos e técnicas empregadas no desenvolvimento de software; por outro, o estudo e a prática de gerência de projetos e trabalho em equipe - afirma Dotti.
A criação de novos sistemas é o foco principal do curso, mas os acadêmicos também precisarão manter e gerenciar projetos já em execução e estudar temas como inteligência artificial. Para o professor, a maior demanda por profissionais de tecnologia tem feito com que as universidades busquem se renovar para atrair e formar jovens que enfrentarão os problemas de TI cada vez mais exigentes.
Os cursos
As novas graduações da PUCRS e da UPF têm início no primeiro semestre de 2015
Engenharia de Software (PUCRS)
Duração de 8 semestres e aulas à tarde e à noite
Outras instituições que oferecem o curso: Unipampa e Univates
Engenharia de Computação (UPF)
Duração de 10 semestres e aulas à tarde e aos sábados pela manhã
Outras instituições que oferecem o curso: Ftec, Furg, PUCRS, UCPel, UCS, Uergs, UFPel, UFRGS, UFSM, Unilasalle, Unipampa, Unisc, Unisinos e Univates
Entenda as diferenças
Ciência da Computação
O que faz: busca soluções algorítmicas para problemas de natureza complexa
Onde atua: no desenvolvimento de programas que exigem muitos cálculos matemáticos, como sistemas operacionais, bancos de dados e jogos
Engenharia de Computação
O que faz: conta com profissionais voltados para a integração entre hardware e software
Onde atua: no desenvolvimento de sistemas de controle e de tempo real aplicados a várias áreas, como medicina, robótica, automação predial e veicular
Engenharia de Software
O que faz: estuda o processo de desenvolvimento de softwares e a integração entre grandes sistemas
Onde atua: na organização, integração e criação de programas e gerenciamento de famílias de sistemas, incluindo sua arquitetura e gestão de qualidade
Sistemas de Informação
O que faz: define soluções computacionais para apoiar estratégias organizacionais
Onde atua: especialmente em empresas que não são de tecnologia, mas empregam sistemas de computação. O profissional não necessariamente desenvolve programas, mas concebe e implanta soluções que atendem às necessidades da empresa
Fonte: Fernando Dotti, diretor da Faculdade de Informática da PUCRS
* Zero Hora