Os homens que se exercitam têm menos risco de acordar à noite para urinar, de acordo com um estudo conduzido pela Universidade Loyola, de Chicago.
Acordar no meio da noite para ir ao banheiro (problema cientificamente chamado de noctúria) é o sintoma urinário mais comum e incômodo para os homens. Isso pode ser acontecer devido um aumento da próstata - conhecido como a hiperplasia prostática benigna (BPH) -, que comprime a uretra.
Pesquisa aponta que exercício físico pode ser aliado na prevenção do câncer de mama
Outras causas incluem o excesso de produção de urina, baixa capacidade de bexiga e de perturbações do sono. A noctúria aumenta com a idade e é provável que ocorra em mais do que 50% dos homens a partir dos 45 anos.
A pesquisa selecionou homens com idades entre 55 e 74 anos. A análise, liderada pelo cientista Wolin, que os homens mais ativos (que praticavam uma ou mais horas de exercício por semana) eram 13% menos propensos a apresentar noctúria e 34% menos propensos a terem o problema de uma forma grave, em comparação aos que não se exercitavam.
Cinco dicas de exercícios físicos para aliviar sintomas da TPM
Há várias motivos pelos quais a atividade física pode agir contra a noctúria, incluindo a redução do tamanho corporal, melhoraria do sono, diminuição da atividade do sistema nervoso e redução dos níveis de inflamação sistêmica.