
Hidratar a cabeleira é um ritual quase de purificação. O cabelereiro lava os fios e vai massageando-os para limpar a sujeira que shampoo e condicionador normais não tiram e aí começa aquele momento de amaciar cada madeixa. A hidratação é um procedimento que dá condições para o cabelo crescer com mais força e beleza. Mas a idade também chega para ele.
Ressecamento, fios mais finos, porosos e quebradiços são as principais reclamações que os dermatologistas ouvem de quem já passou dos 60. Nesse período, é hora de aumentar a frequência de hidratação.
Robô que faz transplante capilar chega ao Brasil
Por que desidratamos mais depois dos 60?
Quatro alimentos para eliminar da dieta
- Uma hidratação semanal é o ideal para quando os sinais da idade chegarem aos fios. É preciso ter cuidado com os produtos utilizados, porque alergias costumam aparecer quando a pele e o couro cabeludo ficam mais sensíveis. Por isso, fazer testes sempre que um novo produto for utilizado é obrigatório - explica a dermatologista especialista em doenças do cabelo, Fernanda Klein Dias.
Um cabelo ressecado apresenta desgaste, fios mais secos e aspecto áspero. Já quando o cabelo está poroso o ressecamento é tão grande que ele fica quebradiço e sem elasticidade. Ao esticar uma grande mecha, passe os dedos pelos fios. Nós e resíduos que lembram uma areia indicam que a cutícula está aberta e a porosidade está tomando conta das madeixas. Nesse caso, a hidratação não basta, é preciso fazer um procedimento de reconstrução.
Excesso de sol é um dos principais fatores para o agravamento desse problema, mas a menopausa também tem influência sobre a saúde dos cabelos.
- Essa fase é marcada pelo cabelo mais ralo em função do enfraquecimento dos fios. O aumento da queda dos fios está diretamente ligada à diminuição da produção de hormônios - aponta a dermatologista.
Quem não opta por assumir os fios grisalhos precisa ficar atento às tinturas também. O ideal é evitar produtos com amônia e que tenham textura leve, como os tonalizantes. Nesse caso, a hidratação é ainda mais requerida pelos cabelos.
- Além da hidratação semanal, hidratar depois de colorir os cabelos também deve fazer parte da nova rotina. Isso evita que a cutícula dos fios escame e aumente a porosidade.
Já quem optou por manter os fios brancos, o cuidado com a hidratação deve ser a mesma: pelo menos uma vez por semana. Os fios embranquecem porque, com a idade, o cabelo perde a capacidade de produzir as células que fazem a pigmentação. A tendência, principalmente no verão, é que o amarelão tome conta dos grisalhos. Para isso, a especialista dá a seguinte dica: lavar os cabelos normalmente e enxaguá-los com uma colher de limão ou vinagre de maçã.
- A reação química ajuda a tirar esse tom amarelado ou esverdeado dos cabelos. O mesmo procedimento pode ser feito em cabelos loiros.
O cuidado com os fios brancos não deve ser exclusivo das mulheres. Os homens também têm que cuidar da saúde dos cabelos e redobrar a atenção se a calvície chegar.
- Usar protetor solar na cabeça evita lesões sérias que o sol pode causar. Protetor e chapéu devem se tornar uma dupla inseparável - aponta Dias.