
A solidão é um tema que já inspirou muitos artistas no cinema. Confira a seleção de Daniel Feix dos 10 filmes imperdíveis sobre o assunto:
Leia também:
>>"A solidão evoluiu como qualquer outra forma de dor", diz psicólogo John Cacioppo
>>10 músicas imperdíveis sobre solidão
1 Ela, de Spike Jonze (2013)
Joaquin Phoenix estrela esta parábola sobre o isolamento atual na qual um escritor solitário se apaixona pela... voz de um sistema operacional de computador. Voz de Scarlett Johansson, ressalte-se.
2 Mary & Max, uma Amizade Diferente, de Adam Elliot (2009)
Sensível e inventiva animação inspirada na história real da troca de correspondências entre uma menina sonhadora do subúrbio de Melbourne e um homem autista que vive isolado em Nova York. Emocionar-se é inevitável, mas o filme vale muito a pena.
3 Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz (2009)
Um geólogo vaga pelo sertão do Nordeste brasileiro, sozinho, enquanto lembra da amada que o abandonou. As imagens lembram uma peça de videoarte, e a estrutura narrativa, um diário de viagem. No fundo, trata-se de um filme sobre o (des)amor.
4 Um Beijo Roubado, de Wong Kar Wai (2008)
Falando nisso: Kar Wai é um mestre dos filmes de (des)amor. Neste longa de visual exuberante e trilha carregada na emoção, Norah Jones cai na estrada e vai a uma cafeteria vizinha (o dono é Jude Law) para chorar as mágoas de uma relação recém-terminada.
5 Wall-E, de Andrew Stanton (2008)
A mais política das animações da Pixar, contundente em sua crítica social e tocante na construção dramática do romance entre um robô que vive solitário em meio aos entulhos que foram o que restou da Terra e uma inóspita visitante, também robô, chamada Eva.
6 A Garota Ideal, de Craig Gillespie (2007)
Antes de Drive, Ryan Gosling estrelou este drama cômico que fez sucesso no circuito independente norte-americano sobre um homem introvertido e antissocial que transforma uma boneca inflável em namorada.
7 O Agente da Estação, de Thomas McCarthy (2003)
Peter Dinklage, o anão Tyrion de Game of Thrones, tem grande atuação como o homem recluso que, para se isolar do mundo, vai viver em uma estação de trem abandonada - mas não consegue escapar da interação social.
8 Encontros e Desencontros, de Sofia Coppola (2003)
Um dos mais acalamados filmes contemporâneos sobre o tema, narra a aproximação de uma garota (Scarlett Johansson) e um homem mais velho (Bill Murray), ambos norte-americanos porém perdidos em Tóquio.
9) Taxi Driver, de Martin Scorsese (1976)
Um clássico. Robert De Niro interpreta um jovem veterano da Guerra do Vietnã que, de volta a Nova York, vive solitário vagando em seu táxi. Sua fobia social se mistura com revolta e explode em violência, em sequências que entraram para a história do cinema.
10) 30 Anos Esta Noite, de Louis Malle (1963)
Outro clássico, agora europeu, referência sobre o tema. Na trama, 48 horas na vida de um homem angustiado, que acaba de deixar o hospital, onde fazia um tratamento contra o alcoolismo, mas segue com dificuldades para encontrar seu lugar no mundo.