Cinema

Público aplaude filme estrelado por Kéfera em sessão na Capital: "Ela me representa", declara fã da youtuber

Filme "É fada!" estreou em Porto Alegre nesta quinta-feira

06/10/2016 - 19h50min | Atualizada em 06/10/2016 - 19h57min
Público aplaude filme estrelado por Kéfera em sessão na Capital: "Ela me representa", declara fã da youtuber Félix Zucco/Agencia RBS
Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

Cinco minutos semanais de vídeos renderam a Kéfera Buchmann mais de 9,4 milhões de seguidores (só em seu principal canal no YouTube), dois livros, peça de sessões lotadas, umas quantas entrevistas Brasil afora — nem Jô Soares resistiu ao seu charme — e, agora, um filme cujas pré-estreias com a presença da youtuber tiveram rebuliço de fãs e ingressos esgotados em algumas capitais do país. Em Porto Alegre, a Kéfera de carne e osso não apareceu, mas o longa É fada! entrou em cartaz nesta quinta-feira e já foi suficiente para mobilizar o público da internet nas salas de cinema.

Leia mais
Kéfera lança seu primeiro filme, "É fada!", em São Paulo
Vídeo de Kéfera que parodiava "Work", de Rihanna, é retirado do YouTube
Jout Jout, Kéfera e outros youtubers são convidados da Bienal do Livro 2016

— Estou esperando desde fevereiro, acompanhando tudo. Quando soube que a Kéfera faria o filme, pulei, gritei, fiquei muito feliz. Ela me representa — contou Isabella da Silva Knak, 16 anos, que acompanha os vídeos desde o início do canal, há cinco anos.

Inspirado no livro Uma fada veio me visitar, de Thalita Rebouças, a produção conta a história da atrapalhada fada Geraldine (Kéfera), que, depois de muitos erros, tem como punição a perda de suas asas. Para se redimir, Geraldine ganha a missão de ajudar Julia (Klara Castanho), uma jovem criada somente pelo pai, com relacionamento conturbado com a mãe, que sofre para se adaptar a uma nova escola.

A youtuber incorpora seu jeito cômico em Geraldine, inclusive o linguajar nada polido que o público já está acostumado. Mas essa não é a única relação com os vídeos do canal 5inco Minutos: há uma participação especial de sua cadelinha pug, Vilma Tereza.

O filme, dirigido por Cris D'Amato (S.O.S — Mulheres ao mar), é traçado por temas recorrentes da adolescência, como baixa-autoestima, bullying, popularidade e relação com o dinheiro — Julia está acostumada com a vida humilde que tem com o pai, quando a mãe, rica, resolve matriculá-la em uma escola de elite. Por mais que não sejam novidade no cinema, os assuntos são trabalhados de forma atual, com selfies, redes sociais e vídeos virais.

Por interpretar uma personagem muito parecida com a Kéfera da vida real, a youtuber, que já era atriz quando começou a jornada na internet, pode ainda não ter grandes reconhecimentos no mundo cinematográfico, mas definitivamente está conquistando seu espaço fora das redes sociais. Para os fãs, é mais uma oportunidade de prestigiá-la:

— A Kéfera é espontânea, engraçada. Não é falsa. Só por ter ela no filme a gente já vai amar — comentou Mariane Magui da Silva, 11 anos, pouco antes de entrar na sala de cinema.

No final da primeira sessão do longa no BarraShoppingSul, em Porto Alegre, além de cantar junto a música gravada pela youtuber para o filme, Sou fadona, o público aplaudiu.

Ainda não sabe quem é Kéfera?

Em 25 de julho de 2010, com 17 anos, Kéfera inaugurou seu canal no YouTube, 5inco Minutos (hoje o quarto maior do Brasil), com o vídeo Vuvuzela. Já apresentou programas de rádio e TV — Coletivation, da MTV, foi o último, em 2014. No mesmo ano, a atriz participou do longa O amor de Catarina, que deve ser lançado em 29 de outubro na Digital Stars Extreme (DSX), em São Paulo. Também dublou Gogo Tomago no filme Operação Big Hero 6.

Já lançou dois livros, Muito mais que cinco minutos, com histórias pessoais antes do sucesso no YouTube, e Tá gravando. E agora?, com dicas para quem pretende entrar no mundo dos vídeos.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.