
* Este texto contém spoilers.
Sem cicatriz em forma de raio, vilão que não deve ser nomeado, escola em castelo imponente, mas com o mesmo encanto da saga Harry Potter, Animais fantásticos e onde habitam chega em uma tentativa de suprir o desejo dos pottermaníacos por mais um gostinho do mundo bruxo criado por J.K. Rowling.
Para quem é muito fã, um aviso prévio: o propósito do filme, já se sabia, não é seguir ou anteceder os passos do protagonista anterior, Harry, e sim tratar de uma história completamente diferente, focada no criador de criaturas mágicas Newt Scamander (Eddie Redmayne). O que se pode esperar é o mesmo universo bruxo, com feitiços, termos e utensílios já conhecidos, além de referências à saga original.
Leia mais:
Saiba como assistir na Capital à pré-estreia de filme que retorna ao universo de "Harry Potter"
HBO vai transmitir série baseada em romance de J.K. Rowling
J.K. Rowling lançará três novos e-books sobre o universo Harry Potter
Animais fantásticos e onde habitam faz parte da lista de leituras do primeiro ano de Harry em Hogwarts. Na vida real, J.K. Rowling já havia lançado a obra – que, não custa lembrar, não se trata da trama do longa, sendo apenas uma coletânea de criaturas mágicas. No filme, Newt, autor do livro na ficção, está justamente começando a escrevê-lo.
Apesar de ser britânico e também ter estudado em Hogwarts, o personagem viaja aos Estados Unidos para libertar um animal em seu habitat natural. Em terras americanas, no ano de 1926, o mundo bruxo é um pouco diferente. Os trouxas são chamados de não-majs, a escola de magia é a Ilvermorny (que, infelizmente, não aparece), e o país tem leis próprias, como a proibição do casamento entre bruxos e não-bruxos e da criação de criaturas mágicas. Essas pequenas novidades, claramente vindas da mente de J.K. Rowling, que participou da produção como roteirista, dão vida à narrativa para os fãs ávidos por mais informação do mundo bruxo.
Outra grande referência é a presença de Gellert Grindelwald (interpretado por Johnny Depp). Na saga Harry Potter, o bruxo das trevas aparece como um dos portadores da Varinha das Varinhas, derrotado por Alvo Dumbledore – que, por sua vez, também é mencionado no filme como único professor que defendeu Newt em seu processo de expulsão de Hogwarts. Além disso, a família Lestrange é citada, por meio de Leta, amiga de Newt na época da escola. Porém, não fica claro qual sua relação com Belatrix. Quem sabe no próximo filme (são previstos outros quatro)?