Campeão de tudo

Bob Dylan: Nobel de Literatura é mais um prêmio na lista do cantor

Músico é o primeiro artista a ganhar Nobel, Oscar, Pulitzer, Globo de Ouro e Grammy

Por: Zero Hora
13/10/2016 - 12h06min | Atualizada em 13/10/2016 - 16h21min
Bob Dylan: Nobel de Literatura é mais um prêmio na lista do cantor MANDEL NGAN/AFP
Em 2012, Dylan recebe condecoração do presidente americano Barack Obama Foto: MANDEL NGAN / AFP

À parte sua produção musical, é claro, não é apenas por ser o primeiro compositor popular a vencer um Prêmio Nobel de Literatura que Bob Dylan quebra padrões. Com o anúncio desta quinta-feira, o músico se torna também a primeira pessoa a ter cinco dos maiores troféus do mundo da arte e das letras: já são um Nobel, um Oscar, um Pulitzer, um Globo de Ouro e 12 Grammy, fazendo de Dylan o único artista que reúne todos estes prêmios.

Leia mais:
Bob Dylan vence Prêmio Nobel de Literatura
Sete filmes sobre (e com) Bob Dylan
Conheça os livros de Bob Dylan
Como foram os três shows de Bob Dylan em Porto Alegre
Escolha de Dylan para Nobel repercute entre escritores e personalidades

Veja abaixo as principais láureas do autor de Blowin' in the wind:

Nobel – Reconhecimento por avanços culturais ou científicos, o Prêmio Nobel é concedido por comitês suecos e noruegueses. Bob Dylan foi homenageado pela Academia Sueca com o Nobel de Literatura de 2016 por "criar um novo modo de expressão poética na tradição americana".

Oscar e Globo de Ouro – Em 2001, o músico americano venceu o Oscar e o Globo de Ouro de melhor canção com a música Things have changed, parte da trilha sonora do filme Garotos incríveis (2000), dirigido por Curtis Hanson. Ambos homenageiam diferentes aspectos da produção cinematográfica e são concedidos, respectivamente, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood.

Pulitzer – Por "seu profundo impacto na música popular e na cultura americana, marcadas por suas composições líricas de extraordinário poder poético", Dylan recebeu o Prêmio Pulitzer em 2008. O troféu é concedido a destaques do jornalismo, da literatura e da composição musical.

Grammy – Maior reconhecimento na área musical, o Grammy é dado pela The Recording Academy. O cantor já levou 12, distribuídos em nove anos diferentes.
1973: Álbum do ano, por The concert for Bangla Desh
1980: Melhor performance masculina de rock, por Gotta love somebody 
1990: Melhor performance de rock por um duo ou grupo com vocal, por Traveling wilburys vol. 1
1992: Prêmio especial por sua trajetória musical
1995: Melhor álbum de folk tradicional, por World gone wrong
1998: Melhor performance masculina de rock, por Cold irons bound; melhor álbum de folk contemporâneo por Time out of mind; e álbum do ano, também por Time out of mind
2002: Melhor álbum de folk contemporâneo, por Love and theft
2007: Melhor performance masculina de rock, por Someday baby; e melhor álbum de folk contemporâneo/americana por Modern times
2016: Melhor álbum histórico, por The bootleg series vol. 11: The basement tapes complete

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.