
Em Praia do Futuro, Wagner Moura vive um salva-vidas que se apaixona pelo alemão interpretado por Clemens Schick. Os dois protagonizam uma cena de sexo, algo que foi divulgado em todos os textos sobre o filme. Porém, uma polêmica recente sobre o assunto começou nesta semana com a afirmação de um frequentador de que um estabelecimento em João Pessoa (PB) estaria alertando os clientes sobre as cenas de sexo de Praia do Futuro.
A rede de cinemas Cinépolis do Brasil declarou, em comunicado oficial, que "a utilização do carimbo "Avisado" faz parte da política da Cinépolis para notificar o usuário da obrigação de apresentação da carteira de estudante para comprovar o direito à meia-entrada em suas sessões", não tendo relação a um possível aviso quanto ao conteúdo da produção.
A declaração foi dada após polêmica iniciada na internet, quando o administrador de empresas Iarlley Araujo postou no seu Facebook uma foto em que o ingresso para a sessão do filme no cinema paraibano continha o carimbo "Avisado". De acordo com o post, o funcionário da bilheteria teria perguntado: "Senhor, tem certeza de que deseja ver esse filme?" "Eu disse 'sem problemas'". Então recebi meu ingresso com esse carimbo de "Avisado". Na hora, fiquei surpreso e com um misto de dúvidas... Uma das é: isso é para os desavisados e preconceituosos, não pedir o dinheiro de volta?", escreveu Iarlley. "Com relação ao filme, é sensível, romântico, dramático e questionante!", completou.
Sobre o fato, Paulo Pereira, diretor de Marketing e Programação da Cinépolis do Brasil, afirmou: "O evento ocorrido pontualmente não reflete, em nenhum momento, a cultura e valores da Cinépolis Brasil e de seus complexos e não tem o objetivo de notificar o espectador sobre o conteúdo e cenas contidas nos filmes. Além disso, todas as medidas para que tal questão não ocorra no futuro foram tomadas."
Na Capital, avisar não é praxe
Em Porto Alegre, o filme está em cartaz no Cinemark BarraShoppingSul e no GNC Cinemas. Procuradas por ZH, as assessorias de imprensa de ambos os estabelecimentos responderam que não há orientação para os vendedores de bilhetes "avisarem" o público sobre a cena homossexual do filme. No GNC, por exemplo, há panfletos que são distribuídos com a sinopse de cada filme antes das sessões.
Em Niterói-RJ, o colunista Anselmo Góis, do jornal O Globo, noticiou que cerca de 40 pessoas saíram no meio do filme, em sessão realizada no Cinemark do shopping da cidade.
Carimbo gerou tumblrs de deboche
Como a maioria das polêmicas na internet, o carimbo de "avisado" rapidamente virou alvo de brincadeiras nas redes sociais. Dois tumblrs ironizam o bilhete recebido por Iarlley: Tá avisado e Tem que avisar. Ambos debocham de situações absurdas de filmes que passam despercebidas. Confira algumas imagens.
Tá avisado
Tem que avisar
Até mesmo a produção de Praia do Futuro aproveitou para brincar com a situação. Em sua página oficial do Facebook, publicou: "1) Há sim cenas de sexo gay em Praia do Futuro. 2) Elas são maravilhosas. 3) O Filme está em cartaz nos cinemas."



