
Em uma cena que remete à chacina descrita por Truman Capote em seu clássico livro A Sangue Frio, também ambientado numa região rural do Estado americano do Kansas, o filme Lugares Escuros tem como ponto de partida o massacre de uma família a tiros de rifle. A menina Libby Day testemunhou o assassinato da mãe e duas irmãs, trauma que segue arrastando na vida adulta e que se verá obrigada a confrontar 30 anos depois.
Livro que inspirou filme questiona até onde se pode confiar na memória
Com direção do francês Gilles Paquet-Brenner, do bom drama A Chave de Sarah (2010), Lugares Escuros estreia nesta quinta-feira (18/6) nos cinemas. É uma adaptação do livro homônimo da americana Gillian Flynn, mesma autora do romance recentemente transformado no filme Garota Exemplar. Como no longa anterior, a estrutura narrativa alterna presente e passado para amarrar as pontas soltas na memória da protagonista.
Assista ao trailer do filme Lugares Escuros:
A Libby de hoje, vivida por Charlize Theron, é uma mulher derrotada e solitária. Aceita um punhado de dólares para contar sua história a um grupo de investigadores amadores que reviram arquivos policiais em busca de evidências que podem ter passado despercebidas. E assim ela é convencida de que seu irmão mais velho, Ben (Corey Stoll no presente e Tye Sheridan no passado), que cumpre pena há 28 anos pelo assassinato da família, pode ser inocente.
Foi o depoimento da própria Libby, turvado pelo impacto da tragédia e pela tensão do comportamento do irmão à época, que ajudou a condenar Ben. Ao reviver os dias que antecederam o crime, Libby leva o espectador a remontar com ela o quebra-cabeças. O desenrolar do mistério não se mostra, pelo menos no filme, tão bem engendrado como em Garota Exemplar, mas não subestima a capacidade lógica do espectador com reviravoltas rocambolescas.
Uma curiosidade: ao citar o possível envolvimento de Ben com seitas satânicas, Lugares Escuros faz referência ao debate que tomou conta dos EUA nos anos 1980, quando grupos de heavy metal foram acusados de incitar crimes violentos em uma campanha em prol da moral e dos bons costumes na música pop, movida por Tipper Gore, mulher do senador Al Gore.
LUGARES ESCUROS
De Gilles Paquet-Brenner
Drama, EUA/França, 2015, 113min, 16 anos.
Estreia nesta quinta-feira (18/6) no circuito.
Cotação: 3 de 5
Zero Hora