
Depois de 13 anos sem títulos, a Mangueira sagrou-se campeã do Carnaval carioca 2016. A escola somou 269,8 pontos, superando a Unidos da Tijuca e a Portela por um décimo, em um embate voto a voto até o fim da apuração, realizada no Sambódromo nesta quarta-feira.
Última escola a cruzar a Sapucaí na segunda noite de desfiles, já na madrugada de terça-feira, a Mangueira homenageou a cantora Maria Bethânia, com a celebração dos 50 anos de carreira da cantora e compositora baiana. O enredo abordou sobretudo as religiões que marcam a origem e a vida da cantora. Bethânia desfilou no último carro, ao lado de duas afilhadas.
Seu irmão, Caetano Veloso, foi destaque do carro que veio com vários artistas, entre eles Mart'nália, Adriana Calcanhoto, Zélia Duncan, Regina Casé, Vanessa da Mata, Renata Sorah e Ana Carolina. Outras presenças de destaque no desfile foram da cantora Alcione, grande amiga de Bethânia, e da sambista Beth Carvalho, mangueirense ilustre, que há dois anos não desfilava pela escola.
Este é o 18º título da Mangueira, que não vencia desde 2002 e é a segunda maior campeã do Carnaval do Rio. A Portela ainda é a maior vencedora, com 21 títulos. No ano passado, a Mangueira ficou em 10º lugar.
Leia mais:
Mangueira homenageia Maria Bethânia na Sapucaí
Imperatriz Dona Leopoldina é a campeã do Carnaval 2016 de Porto Alegre
A Salgueiro, que travou um duelo décimo a décimo com a Mangueira até a categoria Alegorias e Adereços, penou por ter um carro que não acendeu as suas luzes e acabou perdendo três décimos que jogaram a escola para o quarto lugar. Já a Estácio de Sá, que havia subido para o Grupo Especial após oito anos, ficou em último lugar e volta a desfilar no ano que vem na Série A, a segunda divisão do carnaval carioca. A agremiação terminou com 265 pontos.
As seis primeiras escolas colocadas – Mangueira, Unidos da Tijuca, Portela, Salgueiro, Beija-Flor e Imperatriz Leopoldinense – desfilarão novamente no Desfile das Campeãs no próximo sábado.