
Depois de cruzar a aduana de Uruguaiana, onde passam por checagens junto às autoridades responsáveis pela autorização da migração, os argentinos que estão ingressando no Rio Grande do Sul para acompanhar a Copa contam com o apoio do Centro de Atendimento ao Turista, estrutura montada pelo governo estadual em parceria com o município fronteiriço.
Como a seleção da Argentina joga contra a Nigéria na próxima quarta-feira em Porto Alegre, no Beira-Rio, é crescente o movimento na aduana. Somente entre sexta e sábado, mais de 2,1 mil pessoas ingressaram no país por Uruguaiana, na divisa com Paso de los Libres.
Leia também:
Torcedores celebram vitória da Argentina sobre o Irã na fan fest
Invasão argentina para a Copa deve superar 50 mil torcedores
Na manhã deste domingo, Débora Almeida e Loruama Café Souza recepcionavam os estrangeiros no centro de atendimento, distribuíam mapas rodoviários, mostravam a melhor rota, as cidades mais adequadas para alimentação e abastecimento e passavam informações sobre pedágio e velocidade máxima nas estradas brasileiras. Folders enviados pela prefeitura de Porto Alegre indicam os pontos turísticos da capital e oferecem informações sobre deslocamento, clima, acesso à internet, consulados e locais para compras. Os visitantes também recebem o "Guía del Hincha en Rio Grande do Sul", um livreto de 62 páginas com informações relevantes para turistas no Estado.
- Fizemos um levantamento e, somente entre 12 e 15 de junho, atendemos 3,5 mil turistas que pediram informações no centro. Do total, 52% eram argentinos e 43% chilenos. Mas agora o movimento de argentinos está muito maior - explicou Loruama.
As atendes receberam, na manhã deste domingo, a visita de Miguel Angel Cosimi, German Alberto Cosimi e Juan Guillermo Tribbia. Habitantes de Corrientes, eles estão em uma viagem de 1,1 mil quilômetros até Porto Alegre, onde vão assistir o jogo de quarta-feira no Beira-Rio. Depois, seguirão viagem - ainda não sabem se irão de carro ou avião - até São Paulo para assistir a seleção do país nas oitavas de final.
A paixão do trio pelo futebol estava expressa no capô da camionete em que viajam, decorada com as cores da Argentina. Nem as atuações irregulares da seleção, apesar das duas vitórias, tiram o ânimo dos hermanos.
- Não há uma equipe que se sobressaia nessa Copa. A Alemanha empatou com Gana, a Itália perdeu para Costa Rica, o Brasil empatou com o México, Espanha e Inglaterra estão eliminadas. Sempre teremos esperança, temos Messi, o melhor do mundo - vibra Miguel.
Leia todas as notícias de Copa