
Em entrevista coletiva na tarde deste sábado, o médico da Seleção Brasileira, José Luiz Runco, garantiu que Neymar não terá a carreira prejudicada pela lesão que o tirou da Copa do Mundo no Brasil. O jogador sofreu uma ruptura na terceira vértebra lombar ao receber uma entrada do lateral-direito da Colômbia, Camilo Zúñiga.
Neymar: "O sonho de ser campeão mundial ainda não acabou"
Leia todas as notícias sobre Neymar
Entenda a lesão que tirou Neymar da Copa
Segundo Runco, ao receber a notícia de que teria de abandonar a competição, Neymar se emocionou, assim como todo o corpo médico da delegação.
- Não dei chance nem de ele perguntar se estava fora da Copa. Ficou extremamente emocionado, chorando muito. E nós também, porque quebra o sonho de uma pessoa. É a limitação de um desejo dele, mas não de um jogador de futebol de 22 anos - explicou o médico.
A sinalização do lateral-esquerdo Marcelo, ainda dentro de campo, alertou Runco de que o caso era mais sério. O profissional chegou a dizer que tem a "alegria de dizer que é uma lesão leve".
- No momento em que a gente entrou em campo e percebeu que ele tinha dificuldade em se movimentar, demonstrava com certeza um problema de ordem mais grave. O problema era ele realizar o movimento de sair de barriga para baixo e ficar de barriga para cima. No hospital, fizemos uma tomografia computadorizada e uma ressonância magnética. Aí vimos que não tinha nada. Temos a alegria de dizer que é uma lesão leve, não deixa sequelas, mas que o impede de jogar no restante da competição - disse Runco.
A cicatrização da ruptura deve demorar de três a quatro semanas, até que o jogador possa retornar às atividades. Ele usará uma cinta lombar como proteção, o que alivia o quadro de dor nas costas.
O camisa 10 da Seleção, após sair do hospital, na noite de sexta-feira, foi colocado no mesmo avião que levou a delegação de volta ao Rio de Janeiro. Neste sábado, despediu-se dos colegas e deixou a Granja Comary.
- Evidentemente, para que ele possa estar mais confortável, com os familiares, foi transportado de helicóptero para casa. No aspecto de estar junto com o grupo, não vejo problema algum (no jogo contra a Alemanha). Vai depender do quadro de dor - concluiu o médico brasileiro.
Relembre o caso
Neymar sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar da coluna e está fora da Copa do Mundo. Durante o jogo contra a Colômbia, pelas quartas de final da Copa, o atacante se preparava para dominar a bola ainda no campo de defesa quando o colombiano Zúñiga, por trás, levantou a perna direita para acertar o brasileiro com o joelho. Imediatamente, Neymar caiu no gramado e de lá só saiu dois minutos depois, de maca.
Os médicos preveem um período de recuperação da lesão de quatro a seis semanas. Zúñiga afirmou, depois do jogo, que não teve a intenção de lesionar o adversário. A Fifa investigará o lance e pode punir o colombiano.
Neymar retornou ao Rio de Janeiro com a delegação e foi confortado pelos companheiros na chegada a Teresópolis. Willian, Bernard ou a colocação de mais um volante são as principais alternativas de Luiz Felipe Scolari para a semifinal contra a Alemanha.
Na sequência de fotos, veja o lance que tirou Neymar da Copa
*ZHESPORTES