Versão mobile

Retomada

Grêmio vence o Criciúma por 2 a 0 na estreia de Felipão na Arena

Luan e Lucas Coelho marcaram os gols gremistas na partida

17/08/2014 - 17h52min
Grêmio vence o Criciúma por 2 a 0 na estreia de Felipão na Arena Mauro Vieira/Agencia RBS
Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS

Na estreia de Felipão na Arena, os 2 a 0 no marcador — gols de Luan e Lucas Coelho — podem ficar em segundo plano por conta de uma série de fatores. Os três pontos diante do Criciúma mostram um Grêmio diferente daquele do Gre-Nal, quando o esboço do início de trabalho do novo treinador era evidente.

O torcedor que foi à Arena viu um esquema tático muito mais consolidado, com marcação sob pressão e aposta na velocidade dos jovens, com um meio de campo no maior estilo Luiz Felipe Scolari da década de 1990: forte, mordedor, aguerrido e sem medo de dar chutões e jogar feio quando preciso.

Cotação ZH: Lucas Coelho é o melhor em campo contra o Criciúma
Confira a tabela de classificação do Brasileirão

Avaliar a escalação de Fellipe Bastos, Ramiro e Riveros, os três volantes de Felipão, antes da partida seria queimar a língua. Com Giuliano no banco de reservas, principalmente. A intenção clara do treinador gremista estava no controle do meio de campo, na boa marcação do vovô Paulo Baier, o cérebro da esforçada e limitada equipe catarinense.

Dudu e Luan, com isso, poderiam atuar mais livres, ora pelo meio, ora pelos lados. Fellipe Bastos e Riveros, adiantados, pressionavam a saída da bola do Criciúma. Uma parede em linha composta por Luan, Bastos, Riveros e Dudu impediam que o time de Wagner Lopes propusesse o jogo.

Wianey Carlet: atuação do Grêmio foi razoável
David Coimbra: três volantes, é assim que tem que ser

A saída adversária para tentar algo em Porto Alegre estava no mano a mano entre Silvinho e Matías Rodríguez — o scout do gremista na Arena deixou a desejar. O gol aos 10 minutos deu tranquilidade para o Grêmio. Dudu lançou rasteiro para Lucas Coelho no meio da área, o atacante deu um tapa para o lado e foi derrubado pelo zagueiro. Pênalti que Luan bateu bem, forte, sem chances para o goleiro Luiz.

A pressão, a marcação adiantada, a pegada firme no meio continuou na etapa final. O Grêmio roubou a bola com Fellipe Bastos, na intermediária do Criciúma. A bola sobrou para Lucas Coelho, o garoto limpou a marcação e chutou de lado de pé, deslocando Luiz, no canto. Mas não foram apenas os 2 a 0 no placar que deixaram ainda mais fácil a situação para o Grêmio.

A preparação física do time de Felipão ganhava destaque. Com 20 minutos, o quarentão Zé Roberto, escalado como lateral-esquerdo, tinha fôlego para um deslocamento de 30 metros entre o ataque e a defesa para realizar um bote certeiro e ficar com a bola. Fellipe Bastos multiplicava-se no meio. A dupla Ramiro e Riveros postavam-se impecáveis na contenção.

Leia mais notícias sobre o Grêmio

Após três jogos sem vencer, há motivos para comemorar na Arena. Muito mais que a oitava posição na tabela. O torcedor do Grêmio sabe disso. Não poderia ter sido melhor o fim da sequência de maus resultados no Brasileirão.

BRASILEIRÃO — 15ª RODADA — 17/8/2014

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Rhodolfo, Werley e Zé Roberto; Fellipe Bastos (Edinho, 34'/2ºT), Ramiro, Riveros, Dudu e Luan (Ronan, 39'/2ºT); Lucas Coelho (Giuliano, 25'/2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari
CRICIÚMA: Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Gualberto e Giovanni; Serginho (Ronaldo Mendes, 11'/2ºT), João Vitor, Martinez e Paulo Baier (Wellington Bruno, 31'/2ºT); Silvinho e Gustavo (Danilo Alves, 18'/2ºT). Técnico: Wagner Lopes

Gols: Luan (pênalti), aos 10 minutos do primeiro tempo. Lucas Coelho, aos três da etapa final
Cartões amarelos: Serginho, João Vitor (C), Matías Rodríguez (G)
Renda: R$ 1.014.274,00
Público: 28.888 torcedores
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Cristhian Passos Sorence e Bruno Raphael Pires (trio goiano).
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre

PRÓXIMO JOGO - BRASILEIRÃO
Quinta, 21/8, 20h30min
CRUZEIRO X GRÊMIO

Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

*ZHESPORTES
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.