Opinião

Leonardo Oliveira: a boa notícia para o Grêmio é que o Corinthians saiu da zona de segurança

Redução da vantagem de 10 para seis pontos coloca pressão nos paulistas

Por: Leonardo Oliveira
21/07/2017 - 07h03min | Atualizada em 21/07/2017 - 07h03min
Leonardo Oliveira: a boa notícia para o Grêmio é que o Corinthians saiu da zona de segurança Marco Favero/Agencia RBS
Foto: Marco Favero / Agencia RBS  

Há uma boa notícia que além dos números nesta aproximação do Grêmio ao Corinthians. Vale muito mais do que a redução de quatro pontos em quatro dias em relação ao líder. Acontece que os dois últimos empates dos paulistas abalaram algo que, em futebol, é tão importante como jogar bem: a confiança.

Leia mais:
Capitão Maicon destaca volta ao time do Grêmio: "É duro ficar fora"
Em alta no Brasileirão, Grêmio hesita em preservar titulares para jogo decisivo da Copa do Brasil
Redução da vantagem sobre o Grêmio deixa Corinthians em "alerta moderado", diz jornalista

Ao empatar jogos que em condições normais venceria, o Corintians saiu de sua zona de segurança. O Grêmio, ao encostar, extraiu um pouco da naturalidade com que o líder vinha jogando até agora. E isso vale tanto quanto ponto na tabela. As perguntas ao final do 0 a 0 com o Avaí já questionavam os jogadores sobre temas que estavam longe da Arena Itaquera havia algum tempo, como aflição, preocupação e baixa de rendimento.

É claro que o Corinthians não desaprendeu a jogar de sábado para cá. Assisti aos dois jogos, contra o Atlético-PR e o Avaí, e vi um time com a mesma disposição e energia de outras partidas. Mas dessa vez faltou transformar tudo isso em gols. E isso traz insegurança que, aliada à aproximação do Grêmio, causa inquietação e tira aquela tranquilidade de quem navegava em águas calmas na liderança, com 85% de aproveitamento, um número fora da curva.

O aproveitamento do Grêmio é de campeão, próximo de 70%. O problema é que o do Corinthians atingiu números sobrenaturais. O choque de realidade nas duas últimas rodadas, me parece, trouxe alguma inquietação. Ainda mais que o perseguidor mais próximo não lhe dá trégua. 

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.