
O Grêmio não conta com Luan para o jogo desta quarta-feira contra o Botafogo, pela Libertadores. Publicamente, isso não será confirmado até o horário em que sair a escalação, mas internamente a avaliação é de que o atacante não tem condições de atuar. O temor é que entre em campo e agrave a lesão, tendo de parar por muito mais tempo.
O exame apontou um edema no músculo anterior da coxa direita, e, como a cicatrização não está consolidada, o risco é considerado alto. Luan vai continuar no Rio fazendo tratamento intensivo, em três turnos, para tentar a recuperação para o jogo da volta, no dia 20.
No penúltimo treinamento antes da partida contra o Botafogo, enquanto os demais jogadores corriam no gramado da Gávea, em uma paisagem emoldurada pelo Cristo Redentor, o atacante mantinha a rotina de sessões de fisioterapia. No Hotel Laghetto, na Barra da Tijuca, o companheiro inseparável do atacante é o fisioterapeuta Ingrael do Amaral, que está fazendo sessões de tratamento pela manhã, tarde e noite. Além disso, dois médicos, Marcio Bolzoni e Felipe do Canto, também estão no Rio de Janeiro.
Leia mais:
Eduardo Gabardo: Luan está fora do jogo do Grêmio contra o Botafogo
Comentaristas opinam: qual a melhor alternativa se Luan não jogar?
Torcedor Gremista ZH: sem Luan contra o Botafogo, fecho por um empate agora. E só espero o jogo de volta
A ausência de Luan abre um leque tão amplo de alternativas que confunde a cabeça do torcedor. Tudo começa pela frente da área, o que é determinado por outra ilustre ausência, a do volante Michel, expulso no segundo jogo contra o Godoy Cruz-ARG, pelas oitavas. Caso escale Arthur e Ramiro, Renato precisará escolher um jogador para atuar pelo lado direito do campo. Everton vira candidato. Outra alternativa é usar Arthur e Jailson como volantes. Ramiro, nesse caso, seguiria pelo lado direito.
Na parte final do treino desta segunda-feira, chamou a atenção a conversa em particular de Renato com Arroyo. Ele chamou o equatoriano para o canto esquerdo do gramado e, com o auxiliar Alexandre Mendes, explicou detalhes de posicionamento.
Gesticulando bastante, o técnico deu a impressão de que conta bastante com o atacante para a partida desta quarta. Seja para começar ou ingressar com a partida em andamento, caso a equipe apresente dificuldades ofensivas.
Caso comece, Arroyo atuará pelo lado esquerdo, e Fernandinho ficará na direita, sua posição favorita. Entre os jogadores, há a convicção de que o grupo conta com outras alternativas confiáveis.
– O que sei é que quem jogar entrará com muita vontade – disse o zagueiro Kannemann.
Leia mais:
Grêmio em baixa, Corinthians no Z-4 e Avaí líder: a tabela do returno do Brasileirão
Botafogo aposta em casa cheia para abrir vantagem sobre o Grêmio
A mesma sensação é expressada pelos jogadores do Botafogo. Sem euforia exagerada depois da vitória por 2 a 0 contra o Flamengo, pelo Brasileirão, o time de Jair Ventura está convencido de que as dificuldades, amanhã, serão muito maiores.
– Eu acho que o Grêmio tem grandes jogadores. Tem um elenco muito grande, com nomes de qualidade. Temos de ficar atentos – disse o goleiro Gatito Fernández.
O Grêmio admite que errou em excesso contra o Vasco, na derrota por 1 a 0. A crítica pública de Renato ao desempenho foi entendida como correta pelos jogadores.
– Estamos muito conscientes de que erramos, demos mole e deixamos passar uma oportunidade importante, já que o Corinthians tinha um jogo difícil contra o Santos – reconheceu Kannemann.

*ZHESPORTES