
Foi pensando em reunir energias para um mês intenso, em que atuaria como comentarista da Copa do Mundo no canal SporTV, que Fernandão reuniu amigos e tomou o rumo de Aruanã. Lá, viveu seus últimos dias pescando no Rio Araguaia e divertindo-se em animados jogos de carta.
Leia mais:
Ídolo de várias torcidas, Fernandão quase foi administrador e veterinário
Fernandão Eterno: as últimas notícias sobre a morte do ídolo
Fernando Carvalho: "Para mim, é o maior jogador do Inter"
D'Ale: "Vai ser mais pesado carregar essa braçadeira"
Ex-jogador do Inter Fernandão morre em acidente de helicóptero
Clemer lamenta morte de Fernandão: "Só me deu alegrias"
Entenda o acidente que vitimou Fernandão
Na véspera da viagem, Fernandão sentou-se nos camarotes da CBF no estádio Serra Dourada, em Goiânia, para assistir à goleada de 4 a 0 do Brasil sobre o Panamá. A rotina seria ligada ao futebol nas semanas seguintes, então o ídolo resolveu satisfazer outra de suas paixões. Embarcou em seu avião particular e foi a sua fazenda em Palmeiras de Goiás, onde encontrou-se com Antônio de Pádua, Edmilson de Sousa Lemes, Milton Ananias e Lindomar Mendes Vieira. Juntou varas e molinetes e partiu para a casa de praia em Aruanã.
- Se deixassem, ele passava o dia inteiro pescando - lembra o padrinho de casamento e dos filhos Enzo e Eloá, Márcio de Andrade.
Pesca era o lazer favorito de Fernandão

Era o último descanso antes do início do novo desafio. Fernandão havia estreado como comentarista na derrota do Inter para o Cruzeiro, em Caxias, mas o melhor estava por vir: na terça, viajaria ao Rio de Janeiro para iniciar sua participação na cobertura da Copa do Mundo do canal SporTV.
- Ele estava muito feliz e empolgado com essa nova fase. Ia comentar um jogo da Bósnia, não lembro qual, e ficava estudando os nomes. Estava com tudo na ponta da língua - conta Márcio.
A sexta-feira era o último dia programado para a pescaria. Havia um compromisso inadiável no sábado: iria a Goiânia para torcer pelo pequeno Enzo em um campeonato de futebol.
Na madrugada, o helicóptero da Planalto Indústria, empresa em que Fernandão era vice-presidente e sócio, decolou das margens do Araguaia com destino à casa de Aruanã, de onde o grupo sairia para Goiânia.
Veja imagens de Fernandão com os amigos em passeio de lancha:
Veja fotos de momentos marcantes da carreira de Fernandão
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai verificar, nos destroços, se houve alguma falha mecânica visível. A aeronave custa aproximadamente US$ 1,8 milhão. Os destroços serão levados para análise, cujo resultado deve sair em até 90 dias.
A aeronave não explodiu e os tripulantes tinham múltiplas fraturas quando foram localizados. Conforme a Polícia Militar de Aruanã, havia pessoas acampadas nas proximidades, já que o local é turístico e procurado pelos moradores da região a partir de junho, quando o nível de água do Araguaia diminui.
Fotógrafo de ZH conta sobre a bandana usada por Fernandão no Mundial
Veja imagens do acidente que matou Fernandão em Goiás
Um mito na história do Inter
Fernandão nasceu em Goiânia e foi revelado pelo Goiás. Mas foi no Inter que ele viveu suas maiores glórias, conquistando a Libertadores da América e o Mundial em 2006, como capitão da equipe de Abel Braga.
Foram quase cinco anos de identificação com a torcida e gols emblemáticos, como o da estreia, em 10 de julho de 2004, no Gre-Nal do gol 1.000, de sua autoria. Neste ano, Fernandão foi um dos mestres de cerimônia da reabertura do Beira-Rio, no dia 5 de abril. Anos antes, ele e o então goleiro Clemer comandaram a festa do Mundial, cantando junto com um Beira-Rio lotado.
Sua última equipe foi o São Paulo, em 2011. Fernandão jogou ainda no Olympique de Marselha e Toulouse, na França, e o Al-Gharafa, no Catar. Ele também treinou o Inter em 2012, e agora se preparava para comentar a Copa do Mundo pelo SporTV.
Como ocorreu o acidente de Fernandão