
Alternando cânticos do Internacional e minutos de silêncio, centenas de torcedores se reuniram no final da tarde deste sábado em frente ao Beira-Rio, em Porto Alegre. Eram fãs do ídolo colorado Fernandão, morto na última madrugada em acidente de helicóptero em Goiás, que prestaram sua homenagem ao ex-jogador.
Adultos e crianças levaram flores vermelhas e brancas, faixas com os dizeres "vamo, vamo Inter" e bandeiras do time e do Rio Grande do Sul. Segundo estimativa da Brigada Militar, cerca de 4 mil pessoas passaram hoje pelo estádio.
Fernandão eterno: Leia todas as notícias sobre a morte do ídolo
Com foto do Mundial, Ronaldinho faz homenagem a Fernandão
Sargento conta como foi o resgate de Fernandão após acidente com helicóptero
Emocionados, muitos alternaram os cantos com lágrimas. "Colorado, colorado, nada vai nos separar. Somos todos teus seguidores, para sempre vou te amar", cantavam os torcedores. A homenagem, marcada para as 17h30min, foi convocada pelas redes sociais.
Entre os torcedores, estava Felipe Pacheco, 23 anos. Ele tirou da parede da sua casa o banner de Fernandão que a estampava desde 2006, quando o clube ganhou o Mundial.
- Não há líder como Fernandão. Para mim, a liderança que ele teve no Inter ninguém mais vai ter - comentou o jovem que foi acompanhado dos pais prestar as últimas homenagens ao ídolo colorado.
Emocionado, João Carlos Rego, 58 anos, também prestou sua homenagem ao ex-capitão colorado.
- Agora, os colorados têm de vestir a camisa do Inter para homenagear Fernandão durante a Copa do Mundo como uma forma de mostrar o quanto ele era amado - disse.
Por volta das 19h, fogos de artifício foram lançados e, na sequência, os torcedores cantaram: "dale, dale, Fernandão". Todo o sábado mais parecia dia de jogo tamanha a movimentação nas imediações do estádio - mas o que motivou torcedores em nada se assemelhava à euforia que antecede uma partida. Ao longo da manhã, da tarde e da noite, o movimento na região refletia o apreço da torcida colorada ao ex-capitão do time.
O velório de Fernandão, no ginásio do Goiás, começou na noite de sábado. O sepultamento está marcado para as 15h de domingo. Em Porto Alegre, foi decretado luto oficial de três dias pela morte do ídolo.
Veja imagens do acidente que matou Fernandão em Goiás
Um mito na história do Inter
Fernandão nasceu em Goiânia e foi revelado pelo Goiás. Mas foi no Inter que ele viveu suas maiores glórias, conquistando a Libertadores da América e o Mundial em 2006, como capitão da equipe de Abel Braga.
Foram quase cinco anos de identificação com a torcida e gols emblemáticos, como o da estreia, em 10 de julho de 2004, no Gre-Nal do gol 1.000, de sua autoria. Neste ano, Fernandão foi um dos mestres de cerimônia da reabertura do Beira-Rio, no dia 5 de abril. Anos antes, ele e o então goleiro Clemer comandaram a festa do Mundial, cantando junto com um Beira-Rio lotado.
Sua última equipe foi o São Paulo, em 2011. Fernandão jogou ainda no Olympique de Marselha e Toulouse, na França, e o Al-Gharafa, no Catar. Ele também treinou o Inter em 2012, e agora se preparava para comentar a Copa do Mundo pelo SporTV.
Como ocorreu o acidente de Fernandão