O que fazer

Os resultados de que o Inter precisa para escapar do rebaixamento

Clube tem de somar nove pontos nos sete jogos que restam para não correr riscos de queda à Série B

Por: ZH Esportes
17/10/2016 - 10h05min | Atualizada em 17/10/2016 - 10h27min
Os resultados de que o Inter precisa para escapar do rebaixamento Lauro Alves/Agencia RBS
Vitinho marcou o gol da vitória colorada no Beira-Rio Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

A vitória sobre o Flamengo, neste domingo, não valeu apenas para tirar o Inter da zona de rebaixamento após seis rodadas. O placar de 2 a 1, construído com gols de Eduardo Sasha e Vitinho, diminuiu consideravelmente o risco de queda à Série B. Em 15º lugar, o time de Celso Roth pode perder uma posição caso o São Paulo pontue nesta segunda-feira, diante do Fluminense e ainda está em situação delicada. Mas a matemática para fugir do descenso é simples.

O número de garantia para fugir da Série B é de 45 pontos. Com 36 pontos após 31 rodadas, o Inter precisa somar mais nove nos oito jogos que tem pela frente para garantir sua permanência na elite do futebol brasileiro em 2017 – é possível se salvar com menos pontos, mas a garantia está mesmo nos 45, que representam um aproveitamento de 39,5% ao final do campeonato. Até o momento, o aproveitamento colorado é de 38,7%.

Leia mais:
Inter reduz para 25% risco de rebaixamento após vitória sobre o Flamengo
VÍDEO: a narração e as reações de Pedro Ernesto Denardin em Inter x Flamengo
Roth comemora vitória, mas destaca: "Não estamos em situação cômoda"

Os nove pontos podem ser obtidos com três vitórias, e o Inter tem, justamente, mais três jogos em casa até o encerramento do Brasileirão. Enfrenta o desesperado Santa Cruz, a Ponte Preta já livre de rebaixamento – e talvez ainda na briga pelo G-6 – e o Cruzeiro, que no momento ainda corre riscos de queda, na penúltima rodada. Fazendo o serviço em casa, os colorados conseguem se livrar do inferno sem depender de resultados paralelos.

Caso tropece em casa – nos últimos cinco jogos, são quatro vitórias e uma derrota no Beira-Rio –, será necessário somar os pontos perdidos longe do Beira-Rio. Aí a tarefa é mais complicada: o Inter não vence longe de Porto Alegre desde a quarta rodada, contra o Santos. Terá pela frente o clássico Gre-Nal, no próximo domingo, além do líder Palmeiras, na briga pelo título, e Corinthians e Fluminense, ambos na disputa por Libertadores.

Os jogos restantes do Inter:

Grêmio x Inter
Complicado: o Inter perdeu o Gre-Nal do Beira-Rio, e o próximo clássico é na Arena. Ainda que o Grêmio não viva um bom momento no Brasileirão, o jogo é sempre tenso. Pontuar fora de casa será importante.

Inter x Santa Cruz
Para ganhar: este é mais um confronto direto contra um time do Z-4 a ser disputado no Beira-Rio. Por isso, sair de campo com os três pontos é fundamental. Em uma situação crítica no Brasileirão, o Santa Cruz pode estar ainda mais complicado nesta altura do campeonato. Por isso, vencer é quase obrigatório.

Palmeiras x Inter
Complicado: enfrentar o líder do campeonato fora de casa é, teoricamente, o jogo mais complicado da temporada. Por isso, perder não pode ser considerado um absurdo. Um empate já seria excelente para o Inter.

Inter x Ponte Preta
Para tentar pontuar: apesar de ser um time que começou o campeonato desacreditado, a Ponte Preta tem mostrado força sob o comando de Eduardo Baptista e briga por uma vaga na Libertadores. Mesmo no Beira-Rio, está longe de ser uma partida fácil. Ainda assim, será obrigatório vencer para garantir a permanência na Série A.

Corinthians x Inter
Complicado: conseguir um bom resultado contra um dos maiores rivais recentes seria fundamental, mas o Corinthians entra com total favoritismo jogando em casa. Apesar da pressão, que gerou a demissão de Cristóvão Borges, o time paulista está em sétimo no campeonato.

Inter x Cruzeiro
Para ganhar: este tende a ser um jogo-chave para o Inter. É a última partida em casa contra um time que, atualmente, também briga para se distanciar do Z-4. Apesar de ser uma batalha de grandes em um mau momento, vencer será fundamental para espantar o fantasma do rebaixamento.

Fluminense x Inter
Complicado: é fundamental para o Inter chegar à última rodada livre do rebaixamento ou pelo menos próximo a isso, porque vencer o Fluminense fora de casa não será nada fácil. Apesar de não fazer uma grande campanha, o time de Levir Culpi joga em um bom nível e pode disputar as vagas finais à Libertadores de 2017.

Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:

IOS

Android

*ZHESPORTES


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.