O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou, na última quarta-feira, a inclusão do surfe como uma das novidades entre os esportes que vão disputar os Jogos Olímpicos Tókio 2020, no Japão.
Após o anúncio do COI, foi a vez da World surf League (WSL) comemorar a decisão.
– Parabéns ao presidente da Associação Internacional de Surfe (ISA), Fernando Aguerre, e a ISA por todo empenho para conseguir incluir nosso esporte nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 – disse Paul Speaker, CEO da WSL, que organiza as competições profissionais do surf mundial – Este é o um grande momento para o surfe profissional e uma validação do surfe como um esporte com participação de atletas e espectadores em todo o mundo – completou.
Leia mais:
Na estreia do futebol masculino, Iraque e Dinamarca ficam no 0 a 0
Problema no Rio não é zika, é o transporte, diz Comitê da Espanha
De morte de onça a protestos: as polêmicas da passagem da Tocha Olímpica pelo Brasil
O australiano Kieren Perrow, comissário da WSL, ressaltou o trabalho da entidade colocar o surfe entre os melhores esportes do mundo.
– A WSL tem trabalhado incansavelmente para fornecer oportunidades para todos os seus surfistas se desenvolverem como atletas profissionais e também para expandir a participação global no esporte surfe. Estamos muito animados com a decisão do COI e já ansiosos pelo que isso significa para o futuro do surf profissional – afirmou.

Os surfistas também não deixaram de exaltar a importância de ter a oportunidade disputar uma competição como a Olimpíada.
– Será incrível ver o surf nas Olimpíadas – vibrou Adriano de Souza, o Mineirinho – Será um privilégio ver o nosso país participando dos Jogos de Tokio, principalmente a gente do surfe, que hoje está em ascensão. Temos grandes chances de ser ouro lá, portanto, se eu não estiver na água competindo, vou estar na beira do mar torcendo para os brasileiros. Acho que vai ser um grande evento para nunca mais esquecer, então eu quero muito participar, ou na água ou na praia, quero estar lá em 2020 – afirmou eufórico.
– É muito legal saber que o surfe está crescendo e vai fazer parte das Olimpíadas de 2020 no Japão – aprovou Filipe Toledo – Vai ser muito legal para o esporte, legal também para as marcas e acho que vamos ter que trabalhar bastante agora para chegar lá, treinar muito mais, e isso vai ajudar a gente tanto no CT, como para melhorar nosso potencial para poder estar nas Olimpíadas de 2020 – finalizou.
*ZHESPORTES