
Ainda sem vitórias em partidas oficiais na temporada, Juventude e Ypiranga entram em campo hoje na estreia da Copa do Brasil.
Até agora no Gauchão, o time da Serra empatou os dois jogos que disputou (contra Brasil-Pel e São Paulo-RG). Já a equipe de Erechim amarga a lanterna no Estadual, com duas derrotas (Grêmio e Passo Fundo).
Leia mais:
Goleiro do Caxias pensa grande: "Por que não sonhar com o título do Gauchão?"
Vice do Grêmio justifica ausência de Renato em jogo contra o Flamengo
Treino mantém indefinições no Inter para pegar o Fluminense
Para avançar na Copa do Brasil, porém, os dois times não precisam de vitória fora de casa hoje. Pelo novo formato do torneio mata-mata (veja quadro), basta um empate dos visitantes no jogo único da primeira fase para conseguir a classificação.
A partir das 17h, o Juventude enfrenta o Murici, no interior de Alagoas. Às 20h30min, o Ypiranga decide a vaga contra o PSTC, no norte paranaense.

Murici-AL x Juventude (quarta-feira, 17h)
A missão do Juventude vai além de busca da classificação no Estádio José Gomes da Costa, em Murici (AL). Mesmo com a vantagem do empate, o time do técnico PC Parente só pensa nos três pontos, antes que a sequência de jogos sem vitórias (foram dois empates no Gauchão) comece a pesar contra.
– Estamos correndo atrás disso. Quando ganharmos a primeira, vamos tirar um pouco desse peso, e o time vai jogar ainda mais solto – acredita o lateral-esquerdo e capitão Pará.
Em 2016, ainda sob comando de Antônio Carlos Zago, o time de Caxias do Sul chegou às quartas, com grandes atuações fora de casa, como na vitória sobre o São Paulo no Morumbi.
Mas há obstáculos e riscos no caminho do Ju hoje, a começar pelo clima. O jogo será à tarde, às 16h locais (não há horário de verão no Nordeste), e a temperatura pode chegar a 33°C. O fato de ser jogo único também preocupa.
– Quando se trata de um jogo só e fora de casa, por mais que o Murici não seja um time de tanta expressão, temos que ter um cuidado redobrado – alerta Pará.
O provável time: Douglas; B. Ribeiro, A. Marques, Ruan Renato e Pará; Wanderson, Sananduva, Lucas e Felipe Lima; Caion e Tadeu.
PSTC-PR x Ypiranga (quarta-feira, 20h30min)
O início de 2017 tem sido pouco promissor para o Ypiranga. Em duas rodadas, o time comandado pelo Carlos Moraes ainda não pontuou no Gauchão. Foram duas derrotas de 2 a 0, para o Grêmio na Arena e para o Passo Fundo no Colosso da Lagoa.
O primeiro desafio do Canarinho na Copa do Brasil mais parece sigla de partido político, o PSTC. Fundado em 1994, o time de Cornélio Procópio (PR) notabilizou-se pela formação de jogadores. Passaram pelas divisões de base do Paraná Soccer Technical Center nomes como Kléberson (pentacampeão com a Seleção em 2002), Fernandinho (Manchester City) e Rafinha (Bayern de Munique).
A equipe, que manda seus jogos no Ubirajara Medeiros, estádio para 6 mil torcedores, está em 10º no Paranense, com dois empates e um derrota em três jogos.
O retrospecto do adversário não tira o foco do Ypiranga, que pretende repetir a boa campanha de 2017, quando chegou à terceira fase e só parou em um time da Série A, o Fluminense.
O provável time: Carlão, Marcio, Tairone, Carlão Farias e Vinícius; Henrique, Maycon, Araújo e Diego Torres; Michel e Gabriel Araújo.
*ZHESPORTES