Gritos de macaco

Novo Hamburgo será julgado na próxima semana por denúncia de racismo

Por se tratar apenas de um torcedor, a pena, em caso de condenação, será somente de multa. Clube alega não ter sido citado ainda da denúncia  

Por: Luís Henrique Benfica
12/04/2017 - 17h00min | Atualizada em 12/04/2017 - 17h00min
Novo Hamburgo será julgado na próxima semana por denúncia de racismo Facebook / Reprodução/Reprodução
Zagueiro Wagner, do São José, disse ter sido chamado de macaco por torcedor do Novo Hamburgo Foto: Facebook / Reprodução / Reprodução  

Denunciado por injúria racial por conta do episódio que envolveu o zagueiro Wagner Fogolari, do São José, no Estádio do Vale, em jogo válido pelas quartas de final do Gauchão, o Novo Hamburgo informa que ainda não recebeu qualquer comunicado do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do sul (TJD-RS).

Na segunda-feira, o procurador Alberto Franco enquadrou o clube no artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que cita ato discriminatório em razão da cor.

Como a pauta do tribunal está vazia, o julgamento deverá ocorrer na próxima semana. Por se tratar apenas de um torcedor, a pena, em caso de condenação, será somente de multa.

- O valor da multa varia conforme a gravidade do fato e o potencial econômico do clube infrator - explica Alberto Franco.

Leia mais:
Beto Campos aponta Grêmio como favorito na semifinal: "Teremos que fazer um jogo de exceção"

O vice de futebol do Novo Hamburgo Everton Cury considera prematura qualquer manifestação.

- Primeiro, temos que receber a denúncia. Não temos como nos manifestar. Por enquanto, só sabemos pela imprensa. Quando houve uma denúncia clara, com nomes e fatos comprovados, vamos nos manifestar e tomar as providências - diz.

Quando a condenação é por multa, o clube pode obter efeito suspensivo de forma direta, diferentemente do que ocorre em perda de mando de campo, em que há necessidade da análise do auditor do tribunal.

- Só o que posso dizer é que repudiamos qualquer manifestação de racismo - afirma Cury.

!-- contentFrom:cms -->
 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.