Esportes

3 perguntas

Autor fala sobre lançamento do Manual do Futebol Americano

Três perguntas com Antony Curti, comentarista dos canais ESPN

Wendell Ferreira

Enviar email
Livro explica detalhes do esporte mais popular dos Estados Unidos

Comentarista de NFL dos canais ESPN, Antony Curti lançou o livro Manual do Futebol Americano para aproximar o público brasileiro das regras e questões táticas do esporte. O crescimento da popularidade do jogo da bola oval no Brasil é rápido – o país já é o terceiro maior mercado consumidor no mundo, atrás apenas de Estados Unidos e México.

Leia mais:

Prime Time Responde: quais técnicos correm risco de demissão na NFL?
Packers cai para o Redskins e perde a quarta seguida na temporada
Seis possíveis destinos para Tony Romo em 2017

Qual o maior aprendizado que o processo de fazer o livro deixou na tua carreira como comentarista?
Acho que de respeito absoluto ao esporte e a quem está começando a aprender sobre a NFL e o futebol americano como um todo. Pelo fato de começar a assistir quando era praticamente criança, eu não tinha essa noção de tanta coisa que uma pessoa precisa entender para "prever" a próxima jogada durante uma partida – coisa que vejo como uma das maiores graças do esporte. O esporte é complexo. Mas, quando você aprende um pouco, vai querendo aprender cada vez mais e não para nunca.

Qual o impacto que você espera no público que começa a acompanhar o futebol americano?
Puxa, complicado prever isso. Espero que as pessoas percebam que foi um trabalho feito com bastante carinho e com o intuito de trazer algumas coisas mais técnicas à vida do público. Meu sonho é que quem termine de ler o livro tenha a familiaridade com o futebol americano da mesma forma que um fã hardcore americano tem por assistir e conhecer a bola oval desde criança. Se conseguir isso, já vou me dar por imensamente satisfeito. Se conseguir que o público em sua maioria – e o brasileiro como um todo – veja a NFL como algo estratégico e não como pancadaria, aí estarei ainda mais feliz.

Você pretende escrever livros mais aprofundados para conhecedores mais assíduos no futuro?
Certamente. O próximo passo depois de "descansar" do Manual é começar uma trilogia histórica da liga. A NFL completa 100 anos em 2020, espero que ela esteja pronta até lá. A história do futebol americano é muito rica e merece ser contada em português do modo mais amplo possível. Depois, queria fazer algo mais avançado do que já temos no Manual, porque a demanda vai estar mais sofisticada neste sentido. E vou te falar que até ficção penso em escrever. É algo que quero fazer por toda a vida.

*ZHESPORTES

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00