Forças iraquianas libertaram completamente neste domingo a cidade de Fallujah, situada 50 quilômetros a oeste de Bagdá, que estava sob poder do grupo Estado Islâmico (EI) desde janeiro de 2014.
– Hoje, o comandante das operações em Fallujah, general Abdelwahab al-Saadi, anuncia que a cidade foi libertada depois que as forças de elite antiterroristas assumiram o controle do bairro Al-Jolan – afirmou o porta-voz militar Sabah al-Noman.
– Al-Jolan, que era o último bastião do Daesh (acrônimo em árabe do grupo Estado Islâmico) na cidade, está agora protegida deste grupo terrorista. Bastaram duas horas para as CTS (forças antiterroristas) assumirem o controle do bairro e o Daesh não deu nenhum tiro, o que demonstra que estava derrotado antes mesmo da entrada das tropas – disse o porta-voz.
Leia mais
Especial: 7 dias na cidade mais perigosa do mundo
Iraque lança batalha de Fallujah para expulsar EI
Como o Iraque está vencendo a guerra contra o Estado Islâmico
As forças iraquianas iniciaram em 23 de maio uma ofensiva para reconquistar Fallujah, que era controlada pelo EI desde 2014, ano em que o grupo extremista conquistou zonas extensas do território iraquiano, sobretudo ao norte e ao oeste de Bagdá.
Um porta-voz do comando conjunto de coordenação das operações contra o EI no Iraque declarou que "ainda existem focos de resistência do EI ao noroeste de Fallujah".
Dezenas de milhares de habitantes da cidade fugiram desde o início da ofensiva. A grande quantidade de explosivos colocados na cidade pelos extremistas complicará o retorno dos moradores.
* AFP