
A diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta quarta-feira a isenção temporária de requisitos para a utilização do aparelho antineblina do Aeroporto Salgado Filho, na Capital, e solicitou uma simulação de funcionamento. A operação do equipamento, no entanto, deverá ficar para a próxima semana.
Leia mais:
Salgado Filho tem o maior tempo do ano sem operações
Burocracia trava uso de sistema que opera sob mau tempo no aeroporto
Aeroporto Salgado Filho fechou por 259 horas em maio desde 2002
A assessoria de imprensa da Anac explica que é preciso esperar o resultado positivo da simulação de segurança, marcada para a sexta-feira, antes de homologar o equipamento. Depois, a homologação ainda precisa ser publicada no Diário Oficial da União para que o aparelho possa entrar em funcionamento no aeroporto.
Chamado de ILS CAT II, o equipamento reduzirá em até 30% as horas em que o aeroporto permanece fechado por conta do mau tempo.
Conforme a Anac, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) deverá estabelecer os procedimentos a serem cumpridos pelas companhias aéreas para que as operações com o aparelho aconteçam de forma segura. Depois, o nível de segurança será avaliado pela Anac durante a simulação prevista para a sexta-feira.