
A três dias da Copa, um velho problema voltou a causar cancelamentos e atrasos de voos no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta segunda-feira. A neblina que caiu sobre a Capital deixou o terminal fechado ou com operação parcial por mais de três horas.
Leia todas as notícias sobre o Aeroporto Salgado Filho
Enquanto o usuário segue tendo prejuízos, com risco de transtornos durante a Copa, o funcionamento do ILS 2 - equipamento que ampliará as possibilidades de operação no terminal mesmo com nevoeiro - continua travado pela burocracia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O aeroporto fechou às 5h55min para pousos. As decolagens também foram interrompidas às 8h30min. A reabertura, com operação por instrumentos, ocorreu somente às 9h08min. A situação gerou o cancelamento de três voos e o atraso de outros nove.
Leia mais:
Aeroporto Salgado Filho fechou por 259 horas em maio desde 2002
Equipamento contra neblina do Salgado Filho pode ficar para depois da Copa
Após três horas, Salgado Filho reabre para pousos e decolagens
Prometido desde 1997, o ILS 2, que irá melhorar em até 60% as condições de operação sob neblina, já está instalado na pista. A promessa mais recente foi de que a operação começaria antes da Copa. Até o momento, o panorama permanece inalterado. A Secretaria de Aviação Civil informou que a expectativa é de que as operações se iniciem antes da Copa, mas o órgão ressalta que é necessário aguardar trâmites burocráticos na Anac.
O equipamento só poderá funcionar quando a agência homologar e publicar a liberação do funcionamento no Diário Oficial da União. Está prevista para a terça-feira uma reunião da diretoria da Anac em que a autorização de uso do ILS 2 poderá entrar em pauta.
Veja as últimas notícias de Zero Hora