
A fronteiriça São Borja - uma das cidades mais afetadas pelas cheias do Rio Uruguai, com 800 pessoas fora de casa - foi palco de uma cena inusitada: o morador Pablo Moreira Gonçalves fotografou uma vaca morta em cima de um poste de luz.
Leia todas as notícias de Zero Hora
Saiba como ajudar as vítimas da enchente
Leia todas as notícias sobre a chuva
A imagem foi postada na página São Borja, no Facebook. Segundo o administrador do canal, Luiz Roberto Jacques, a foto foi feita na tarde desta segunda-feira, em uma propriedade rural que fica a cerca de três quilômetros do Centro:
- O local fica próximo à fazenda de uma família que vende trigo, mas não há como saber se a vaca é deles. Agora, a água baixou e já podemos ver um pouco do poste, mas ainda está tudo alagado por lá. A vaca pode ter vindo de muito longe.
A cena, que repercutiu nas redes sociais, já contava com mais de 750 compartilhamentos e 33 comentários até o meio-dia desta terça-feira.
Balanço da chuva
Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil, às 11h desta terça-feira, o número de pessoas fora de casa devido à chuva caiu para 19.325: são 1.528 desabrigados e 17.797 desalojados em 146 municípios gaúchos.
No total, são 122 cidades em situação de emergência e duas em estado de calamidade pública (Barra do Guarita e Iraí). A Fronteira Oeste segue sendo a região mais atingida e com o maior número de pessoas fora de casa. Em Itaqui, são 10.799 e em Uruguaiana 6.072. São Borja registrava 2,9 mil no primeiro balanço do dia - número que caiu para 800, de acordo com a Defesa Civil.
Previsão de tempo seco para o RS
A terça-feira começou com frio e previsão de tempo seco para o Rio Grande do Sul. Das cerca de 35 estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Estado, apenas a de Chuí, registrava marca acima de 10°C. A expectativa é de que não haja chuva ao longo do dia, conforme a Somar Meteorologia. À tarde, as marcas devem variar de 15°C a 20°C.
- O destaque fica para o tempo seco. Pode chover na quarta-feira na Metade Norte e, na quinta, em Porto Alegre. Mas não há previsão de chuva generalizada para esta semana - salienta o meteorologista Celso Oliveira.
Foto: Pablo Moreira Gonçalves/SÃO BORJA
