Em ritmo acelerado

Centenas de famílias invadem e ocupam terreno na zona sul de Porto Alegre

Salta de 400 para mil o número de pessoas que ocupam terreno no bairro Cavalhada. Construtora ingressou com pedido de reintegração

14/07/2014 | 05h04
Centenas de famílias invadem e ocupam terreno na zona sul de Porto Alegre Diego Vara/Agencia RBS
Barracos de madeira são construídos de acordo com demarcação Foto: Diego Vara / Agencia RBS

Tudo começou com algumas barracas de lona, que foram instalados na primeira semana de julho em uma área de 10 hectares na zona sul da Capital. Passados alguns dias, o lugar começou a ganhar barracos de madeira. Agora se transformou numa vila, com arruamentos improvisados e dividida em lotes. Há uma semana, eram cerca de 400 pessoas no terreno da antiga Avipal, no bairro Cavalhada. Agora são mais de mil e não para de chegar gente.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Na esquina das avenidas Cavalhada e João Salomoni, o terreno pertence à construtora Melnick Even, que planeja construir ali condomínios, como outros existentes nas proximidades. O projeto ainda não está detalhado.

Famílias inteiras — com crianças pequenas e até de colo — usam os fins de semana para se instalar na área. Primeiro, em barracas de lona ou plástico. Com o passar das horas, cercam uma área de 20 metros por 10 metros e levantam um casebre. Em folhas de papel já foram riscados a caneta a demarcação e a distribuição dos lotes entre os invasores.

Abertas a facão, as vias principais ganharam nome: Acesso A, Acesso B... assim por diante.

A comida é feita em panelões (carreteiro ou galinhada) e distribuída a todos. O cheiro de fogo de chão é permanente. A maioria dos invasores vem do bairro Cristal, de uma área contígua a um valão, próximo ao hipódromo.

— Temos ali 1.713 famílias, em área insalubre — relata um dos líderes da invasão, Lenemar Bastos, referindo-se à área do valão.

A construtora Melnick Even ingressou na Justiça na quinta-feira passada com pedido de reintegração de posse da área invadida.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.