Confira imagens da cerimônia:

Diante de uma plateia lotada de empresários, a presidente Dilma Rousseff afirmou, nesta sexta-feira, em Porto Alegre, que a inflação "sempre esteve sob controle, e assim vai continuar". Ela voltou a criticar o pessimismo e disse que o país está melhor agora do que 12 anos atrás.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Presidente da Fiergs reclama de intervenções do governo federal na economia
Dilma participou da cerimônia de posse da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). O atual presidente da entidade, José Heitor Müller, foi reeleito e segue no comando até 2017. Ela dividiu o palco com os dois principais candidatos ao Piratini, o governador Tarso Genro e a senadora Ana Amélia Lemos.
Um dia após a divulgação da pesquisa Datafolha em que aparece com 36% das intenções de voto, a petista reconheceu a necessidade de se aumentar os investimento em infraestrutura, principalmente em ferrovias e hidrovias, porque "sem isso, Brasil não dará um salto".
- O país que todos sonhamos e que estamos construindo exigirá muito de nós. Por isso, fico muito otimista, porque sei que aqui na Fiergs e no RS temos uma gestão. Não precisamos concordar em tudo, mas sei que aqui tem homens de bem.
Dilma, em sua fala, classificou a criação do banco dos Brics como um "passo histórico". Disse que não se trata de um organismo contrário ao Fundo Monetário Internacional (FMI), mas defendeu uma reforma sua governança, com aumento da representatividade dos países do bloco. Sobre a crise econômica mundial, disse que cabe reconhecer que "sua superação tem se mostrado mais difícil e mais lenta do que qualquer analista poderia imaginar".
Em seu discurso, Müller elogiou iniciativas do governo federal, como o Pronatec, mas também fez algumas críticas. Segundo ele, enquanto Dilma discute medidas para ajudar empreendedores, técnicos sugerem "fórmulas mirabolantes".
- O Brasil que imaginamos é uma nação competitiva, livre das amarras da burocracia. Liberta de tantas cargas que se acumulam sobre os cidadãos e as empresas - afirmou.
Depois de enaltecer a organização da Copa no país, Müller disse que o principal desafio da atualidade é a "Copa do Mundo do desenvolvimento"
A presidente, que desembarcou na Capital na noite desta sexta-feira, tem compromissos em Uruguaiana no sábado. Ela irá se reunir com prefeitos de cidades gaúchas prejudicadas pelas cheias e sobrevoar áreas atingidas pelas águas.
Também participaram da cerimonia os presidentes da Assembleia Legislativa, Gilmar Sossella, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, José Aquino Flôres de Camargo, e da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Professor Garcia, além do prefeito da Capital, José Fortunati, e do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto.