Balanço da Defesa Civil

Recua para 7 mil o número de pessoas fora de casa no RS

Atualmente, são 711 desabrigados e 7.170 desalojados devido às chuvas

14/07/2014 | 07h58
Recua para 7 mil o número de pessoas fora de casa no RS Tadeu Vilani/Agencia RBS
Uruguaiana é a cidade com mais pessoas fora de casa Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

Está em 7.881 o número de pessoas fora de casa devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no mês passado e elevaram os níveis de diferentes rios, como o Uruguai, o Ibicuí e o do Mel. Conforme a Defesa Civil, são 711 desabrigados (que precisam de abrigos públicos) e 7.170 desalojados (estão na casa de familiares ou conhecidos) em 163 municípios prejudicados.

Leia todas as notícias sobre a chuva
Saiba como ajudar as vítimas da enchente

Do total de cidades gaúchas, 27% decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública (Barra do Guarita e Iraí). No momento, o cenário mais crítico é em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, onde há 5.821 desalojados e 236 desabrigados.

A enchente que atingiu o Estado neste ano foi a maior em três décadas na região e chegou a deixar mais de 20 mil desabrigados e desalojados. Duas pessoas morreram: Eracildo Luiz Assmann, 56 anos, em Arroio do Tigre, e José Lindomar da Silva, 40 anos, em Jacutinga. A namorada de Eracildo, Paula Thon, 23 anos, continua desaparecida.

Previsão de chuva para a semana

De acordo com a Somar Meteorologia, a fronteira com o Uruguai terá chuva a partir de terça-feira, com a chegada de uma frente fria. No Norte, uma das áreas mais afetadas no mês passado, deve chover na quinta-feira.

Confira cenas da enchente em Itaqui:



Veja imagens da enchente em Uruguaiana:

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.